Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 03-10-2012, Gaudium Press) Na proximidade da abertura do Ano da Fé, hoje de manhã, na audiência geral, o Papa voltou ao tema da liturgia. "A Igreja se torna visível em muitos modos: na ação de caridade, nos projetos de missão, no apostolado pessoal que cada cristão deve realizar no próprio ambiente. Porém o lugar onde se pode experimentá-la plenamente como Igreja está na liturgia: ela é o ato no qual cremos que Deus entra na nossa realidade e nós podemos encontrá-lo, podemos tocá-lo", afirmou Bento XVI aos 20 mil presentes na
Praça São Pedro.
No início da catequese desta manhã, o Santo Padre fez uma pergunta que foi o ponto de partida da reflexão sobre o espaço suficiente que se deixa para a oração, "principalmente, que lugar tem na minha relação com Deus a oração litúrgica, especialmente a Santa Missa, como participação na oração comum do Corpo de Cristo que é a Igreja?", perguntou.
![]() |
| “A liturgia não é a recordação de eventos passados, é a presença viva no Mistério Pascal de Cristo que transcende e une os tempos e os espaços". |
Bento XVI afirmou que "somente em Cristo podemos dialogar com Deus Pai como filhos", Graças também a esse diálogo "o cristão redescobre a sua verdadeira identidade" de "verdadeiro filho que olha Deus como um Pai pleno de amor". Nesse contexto o Papa recordou também a verdadeira natureza e missão da Igreja e a relação entre ela e Jesus Cristo.
"Descobrimos Cristo - afirmou - o conhecemos como Pessoa viva, na Igreja. Ela é o "seu Corpo". Essa relação não tolhe a nossa relação pessoal: "O laço indivisível entre Cristo e a Igreja, através da força unificadora do amor, não anula o "tu" e o "eu", mas sim os eleva à sua unidade profunda. Encontrar a própria identidade em Cristo significa alcançar uma comunhão com Ele, que não me anula, mas me eleva à dignidade mais alta, aquela de filho de Deus em Cristo".
Nesta ótica o rezar significa "elevar-se à altura de Deus, mediante uma necessária gradual transformação do nosso ser". E sou chamado a "mergulhar progressivamente nas palavras da Igreja, com a minha oração, com a minha vida, com o meu sofrimento, com a minha alegria, com o meu pensamento. É um caminho que nos transforma". A oração exige também um caminho "com", isto é, "não se pode rezar a Deus em modo individualista", o nosso "eu" deve transformar-se no "nós", ressaltou o Santo Padre.
Oração e liturgia
Isto se expressa também na liturgia. A liturgia, então, não é uma "auto-manifestação da comunidade", mas é "sair do simples "ser a si próprio, estar fechado em si próprio" para "entrar na grande comunidade viva, na qual o próprio Deus nos alimenta" estando unidos no Corpo de Cristo.
"A liturgia cristã - explicou o Santo Padre - é o culto do templo universal que é Cristo Ressuscitado, cujos braços estão abertos na cruz para atrair todos no abraço do amor eterno de Deus. É o culto do céu aberto. Não é nunca somente o evento de uma comunidade única, com uma colocação no tempo e no espaço. É importante que todo cristão se sinta e esteja realmente inserido neste "nós" universal, que fornece o fundamento e o refúgio ao "eu", no Corpo de Cristo
que é a Igreja".
A centralidade de Cristo é o fundamento da liturgia. "A liturgia então não é a recordação de eventos passados - continuou o Papa - mas é a presença viva no Mistério Pascal de Cristo que transcende e une os tempos e os espaços. Se na celebração não emerge a centralidade de Cristo não teremos a liturgia cristã, totalmente dependente do Senhor e sutentata pela sua presença criadora. Deus age por meio de Cristo", a liturgia "não é um nosso "fazer", mas é a ação de Deus em nós e conosco".
"Também na liturgia da menor comunidade está sempre presente toda a Igreja. Por isso não existem "estrangeiros" na comunidade litúrgica. Em cada celebração litúrgica participa junta toda a Igreja, céu e terra, Deus e os homens". (AA/JS)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
