Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 11-05-2015, Gaudium Press) Na capela da Casa Santa Marta, o Santo Padre deu início a semana com uma celebração eucarística, onde comentou o anúncio do Espírito Santo feito por Jesus a seus discípulos.
No Evangelho desta segunda-feira, 11 de maio, recordou a mensagem de Nosso Senhor: "Tenho ainda muito que vos dizer, mas não podeis agora suportar. Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena".
Segundo o Papa, Jesus "fala do futuro, da cruz que nos espera e nos fala do Espírito, que nos prepara a dar o testemunho cristão", e ao mesmo tempo, "do escândalo das perseguições", do "escândalo da Cruz".
"A vida da Igreja é um caminho guiado pelo Espirito", lembrou o Pontífice, que em seguida, disse que as palavras do Filho de Deus nos ensinam "as coisas que Ele ainda não pôde nos dizer", pois Jesus "é companheiro de caminhada" e "nos defende também" do "escândalo da Cruz".
A Cruz, prosseguiu, é considerada um escândalo para os judeus e uma loucura para "os gregos, isto é, os pagãos", uma vez que os cristãos, ao invés, pregam Cristo crucificado. E dessa forma, Nosso Senhor prepara os discípulos para que não se escandalizem com a Cruz de Cristo.
"Hoje somos testemunhas dessas pessoas que matam os cristãos em nome de Deus, porque são infiéis, segundo eles. Esta é Cruz de Cristo: ‘E isso farão porque não reconheceram o Pai nem a mim'".
Quando abordado a necessidade de fazermos o testemunho diário de nossas vidas, "o testemunho de tornar presente a fecundidade da Páscoa", o Papa ressaltou que esse "nos dá o Espírito Santo, que nos guia rumo à verdade plena, à verdade inteira, e nos faz recordar o que Jesus nos diz".
"Um cristão que não leva a sério esta dimensão de martírio da vida não entendeu ainda o caminho que Jesus nos ensinou: o caminho do martírio de todos os dias; de defender os direitos das pessoas; dos filhos: pai e mãe que defendem sua família; o caminho do martírio de tantos, tantos doentes que sofrem por amor de Jesus. Todos nós temos a possibilidade de levar avante esta fecundidade pascal no caminho do martírio, sem nos escandalizar", acrescentou.
No final, o Pontífice solicita aos fiéis para pedirem a Deus "a graça de receber o Espírito Santo, que nos fará recordar as coisas de Jesus, que nos guiará rumo a toda a verdade e nos preparará a cada dia para oferecer este testemunho, para oferecer este pequeno martírio de todos os dias ou um grande martírio, segundo a vontade do Senhor". (LMI)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas