| Em entrevista, Dom Périsset afirmou que Papa quer encorajar a Igreja |
Berlim (Quinta-feira, 25-08-2011, Gaudium Press) O núncio apostólico na Alemanha, Dom Jean-Claude Périsset, concedeu nesta semana uma entrevista à agência católica alemã KNA, em que teceu comentários a respeito da viagem que o Papa Bento XVI fará a Alemanha entre os dias 22 e 25 de setembro próximo.
O prelado afirmou que a visita do Santo Padre, a terceira que fará a sua terra natal como pontífice, "trará esperança e força para a nova evangelização". Dom Périsset disse também que a Igreja deve proclamar a mensagem de Cristo e o Papa quer encorajar a Igreja a honrar este compromisso. "E estou certo que conseguirá", afirmou.
Comentando a programação do Santo Padre em terras germânicas, Dom Périsset recordou que Bento XVI visitará primeiramente a capital do país, Berlim, depois Erfurt, que é, conforme o prelado, uma diocese da antiga República Democrática Alemã, "onde a Igreja conseguiu conservar a fé durante o regime comunista e na qual se encontra o Seminário que o próprio cardeal Ratzinger visitou no passado". Enfim, complementou Dom Périsset, "o Papa irá também ao oeste do país, para visitar Friburgo".
Para o núncio, os dois momentos mais especiais serão a visita do Papa ao Parlamento Federal, em Berlim, e a Santa Missa, que será presidida pelo pontífice no Olympiastadion, também localizado na capital alemã.
A respeito de Berlim, o prelado comentou que não se trata de uma cidade pagã como é vista por alguns. "O fato", ressaltou o núncio, "de que muitos católicos de outros estados federados e muitos estrangeiros queiram participar desta celebração eucarística é um sinal positivo da unidade da Alemanha". E demonstra também, conforme Dom Périsset, que a Igreja está presente na capital e é bem aceita.
Também sobre possíveis manifestações contra a visita do pontífice, o núncio afirmou que as pessoas têm o direito de se manifestar. "Espero somente que não acabem por insultar os valores religiosos, mas se respeite o credo da Igreja Católica. Nós exigimos exatamente o mesmo respeito que se teria por um outro responsável religioso ou político", concluiu o prelado.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas