Madri - Espanha (Terça-feira, 10-09-2013, Gaudium Press) A Abadia Beneditina de Santa Cruz no Vale dos Caídos (Espanha), prepara-se para realizar sua tradicional Via Sacra Monumental, que ocorrerá no próximo dia 14 de setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz.
| Abadia Beneditina da Santa Cruz do Vale dos Caídos. |
Como ocorreu em outras ocasiões, a Via Sacra será presidida pelo "Lignum Crucis", a relíquia da Santa Cruz de Nosso Senhor, com o qual o Papa João XXIII presenteou a Comunidade Beneditina por ocasião da Consagração da Basílica no ano de 1960.
Durante a oração da Via Sacra será feita uma peregrinação pela montanha de quase cinco quilômetros, e com mais de 2.300 degraus. Um caminho promovido várias vezes por ano pela Abadia Beneditina, mas que é feito especialmente durante a festividade da Exaltação da Santa Cruz, uma ocasião na qual se reúnem centenas de fiéis devotos.
A Via Sacra culminará na Basílica do Vale dos Caídos, onde os fiéis poderão receber a Santa Bênção com o 'Lignum Crucis'.
A Abadia da Santa Cruz
A Abadia Beneditina da Santa Cruz do Vale dos Caídos é um monumento que foi construído entre os anos de 1940 e 1950 no município de San Lorenzo do El Escorial, na Comunidade de Madri, por disposição de Francisco Franco e com a finalidade de perpetuar a memória dos que caíram no que se denominou a 'gloriosa cruzada'.
Dele se destaca uma monumental Cruz -de 150 metros de altura- que se encontra sobre uma colina na qual, em uma imensa cripta, se oferecem sacrifícios pelos mortos durante a Guerra Civil Espanhola.
João XXIII concedeu no ano de 1960 o título de Basílica Menor à Igreja da Santa Cruz do Vale dos Caídos. (GPE/EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas