Recife - Pernambuco (Quinta-feira, 19-03-2015, Gaudium Press) O Acordo Brasil-Santa Sé vem sendo discutido pelos representantes da CNBB e das dioceses de todo o Brasil, que estão realizando diversos encontros formativos para abordar as questões referentes ao documento.
A respeito disso, a Arquidiocese de Olinda e Recife promove com a CNBB o seminário abordando questões jurídicas e administrativas desse tema, na Universidade Católica de Pernambuco, desde quarta-feira, 18.
Logo na abertura do evento, houve a participação do Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno, e do representante da nunciatura apostólica, Monsenhor Tomasz Krysztof.
"Este tratado é uma coisa muito importante, pois vem dar um estatuto jurídico a uma prática que já existia na relação da Igreja com o Brasil. Nós sabemos que a história da Igreja está entrelaçada com a do nosso país desde o seu começo", afirmou o Cardeal Damasceno.
Por sua vez, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, declarou a satisfação, por parte da arquidiocese, em sediar o encontro, uma vez que essa "é uma oportunidade muito boa para nós aprofundarmos nosso conhecimento a respeito desse acordo que tem muita coisa interessante do ponto de vista pastoral e organizacional para que possamos facilitar nossa caminhada como Igreja".
"A CNBB tem uma iniciativa que eu considero muito sábia no sentido de procurar socializar esse tema e por isso há simpósios e seminários sendo realizados. Nós do Nordeste 2 solicitamos a inclusão do nosso regional na programação", acrescentou o bispo emérito da Diocese de Palmares e vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Genival Saraiva. (LMI)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas