O Cardeal Joseph Zen, SDB, Bispo emérito de Hong Kong (China), presidiu a Santa Missa do dia 31 de janeiro, festa de São João Bosco, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, adjacente à escola salesiana Don Bosco Cristo Rey, de Takoma Park, nos arredores de Washington.

A cerimônia contou com a presença de alunos, dirigentes e amigos do instituto, além de diversos salesianos cooperadores.

Baseando sua homilia no Evangelho do dia (Mt 18,1-6, 10), o Purpurado ressaltou como São João Bosco colocou em prática a exortação de Nosso Senhor Jesus Cristo de cuidar dos pequenos e dos pobres, pois, apesar de o sofrimento fazer parte da vida de todos nós pecadores, eles sofrem mais.

Exemplo de São João Bosco

O Bispo emérito de Hong Kong acrescentou que os que acreditam vivem da esperança em alguma coisa que já está presente, uma primeira parcela da salvação, que é constituída pelo amor de Deus.

“A vida sem amor não tem sentido, e a vida sem sofrimento não existe”, destacou.

Sobre São João Bosco, o Cardeal Zen salientou que o fundador dos salesianos estava sempre alegre, pois sabia que estava a caminho do Céu.

“Através do humilde servidor de Deus, São João Bosco, muitos pequenos tiveram a ajuda de que precisavam na vida. E, uma vez crescidos, puderam também eles ajudar os outros”, pontuou.

Medalha da Liberdade

A respeito da situação atual da Igreja Católica na China, o Purpurado exortou aos chineses a perseverarem na fé, mesmo sofrendo por ela. “Os cristãos serão sempre vencedores se estiverem perto de Deus, se eles se fizerem pequenos e depositarem a sua fé no Senhor”, concluiu.

Durante sua passagem pelos Estados Unidos, o Cardeal Zen foi acompanhado pelo Pe. Joseph Ng, superior da Inspetoria Maria Auxiliadora, sediada em Hong Kong.

Em uma cerimônia promovida pela Fundação Memorial Vítimas do Comunismo, o Bispo emérito de Hong Kong recebeu a Medalha Truman-Reagan da Liberdade por sua firme defesa dos direitos humanos e da liberdade de Religião na China.