Voltar
Conteúdo somente para assinantes

Revista Arautos do Evangelho, Ano XXIV, nº 281, Maio 2025

Assine agora


Editorial


Sacerdote: tudo e nada

Nos últimos anos, muito se tem falado de “crise sacerdotal”. Contudo, ao contrário das aparências, ela não começou agora; sua ignição deu-se com um Apóstolo: Judas Iscariotes. Depois dele, uma erupção de traidores – Ário, Nestório, Hus e uma longa caterva – procurou se encrustar na Rocha de Pedro, sem …
Redação - 01, Maio 2025

A Voz dos Papas


Mediador entre Deus e os homens

O gênero humano sempre experimentou a necessidade de ter sacerdotes, ou seja, homens que pela missão oficial a eles confiada fossem mediadores entre Deus e os homens e que, consagrados por inteiro a essa mediação, fizessem dela a ocupação de toda a sua vida. […] O sacerdote, segundo a magnífica …
Magistério Pontifício - 01, Maio 2025

A Liturgia dominical


Pedro, o verdadeiro pastor

Ao meditarmos sobre a terceira aparição do Ressuscitado narrada no Evangelho deste domingo (Jo 21, 1-19), destaca-se por seu comportamento diante de Nosso Senhor a figura de São Pedro. Com seu característico temperamento fogoso, Simão é o primeiro a se lançar na água ao encontro do Divino Mestre, que os …
Pe. Ignacio Montojo Magro, EP - 01, Maio 2025

Ovelhas ou poeira dos pés?

Apesar de estarmos envoltos num mundo cada vez mais caótico, a Providência nunca deixa de manifestar sua luz aos homens e às nações, como fica claro na primeira leitura deste domingo (At 13, 14.43-52). São Paulo e São Barnabé são enviados a pregar para povos distantes o maior acontecimento da …
Pe. Hernán Luis Cosp Bareiro, EP - 01, Maio 2025

Vazios de si mesmos, cheios de Deus

A Igreja, desde seu nascedouro, aprendeu dos lábios do Divino Mestre a formular a súplica contida no Pai-Nosso: “Venha a nós o vosso Reino” (Mt 6, 10). São João, no trecho do livro do Apocalipse que a Liturgia apresenta neste domingo, vislumbra a plenitude desse Reino ao declarar que viu …
Pe. Marcelo Javier Pérez Wheelock, EP - 01, Maio 2025

A Liturgia dominical


Como alcançar a felicidade?

Se precisássemos definir a Deus em uma só palavra, certamente esta seria Amor. “Deus é Amor” (I Jo 4, 8), nos ensina o Apóstolo São João. O amor faz parte da essência divina, o amor move o convívio entre as Três Pessoas da Santíssima Trindade, o amor levou o Criador …
Pe. Leandro Cesar Ribeiro, EP - 01, Maio 2025

Tesouros de Mons. João


Total doação à Santa Igreja

Costuma-se dizer em Teologia que a graça não destrói a natureza, mas a aperfeiçoa.[1] Há, com efeito, um fenômeno curioso nos campos natural e sobrenatural: geralmente o ser humano é criado por Deus com umas tantas aptidões que constituem uma forma já pronta para receber a graça que Ele mesmo …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Maio 2025

Tema do mês


“Depois de Deus, o sacerdote é tudo!”

O pequeno João Maria Vianney, de apenas quatro anos, brincava ainda quando, do outro lado do mundo, publicava-se uma profecia sobre… São João Maria Vianney. Naquele ano de 1790, o Pe. Manuel Sousa Pereira, OFM, consignava na cidade de Quito, Equador, uma revelação que a Mãe do Bom Sucesso fizera …
Vinícius Niero Lima - 01, Maio 2025

O sacerdócio, antes e depois de Cristo

Uma das cenas mais contrastantes da Bíblia tornou-se o fundo de quadro da instituição do sacerdócio. De um lado Moisés, que convivera com Deus por quarenta dias no Sinai, recebia as tábuas da Lei; de outro, prevaricava o povo hebreu ao se prostrar diante de um bezerro de ouro. Ao …
João Pedro Serafim Freitas Pereira - 01, Maio 2025

Plinio Corrêa de Oliveira


Entre a vulnerabilidade humana e a força divina

Quando ainda meninote eu percebia, talvez por discernimento dos espíritos, algo muito elevado, muito bonito, mas que não sabia pôr em termos. Só mais tarde, tendo o meu espírito progredido, essa explicitação tomou corpo. Eu notava haver uma distinção entre a Igreja e seus membros. Por quê? Sumamente respeitador do …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Maio 2025

O sacrifício indispensável

Não é a qualquer pessoa que é dado exercer o duro ofício de pescador de pérolas. As compleições fortes são capazes de resistir à pressão da água e às agressões dos polvos, para descer até o fundo do oceano, e colher lá a pérola alvíssima que procuram. Mas os organismos …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Maio 2025

Diversos


Em função do altar

Em sua primeira epístola, São João afirma que “são três os que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue” (5, 7-8). E cada um deles corresponde a uma das três formas de se entrar no Céu: pelo Batismo de desejo, fruto do Espírito Santo; pelo Batismo de sangue, …
Pe. Alex Barbosa de Brito, EP - 01, Maio 2025

São Tomás ensina


Tem valor a Missa de um mau sacerdote?

Bem poderíamos traduzir o título acima numa formulação mais simples: um bom canhão funciona nas mãos de um mau soldado? Ou: de que vale um canhão se usado por inimigos? Sabemos que, por muito inepto que seja o artilheiro, um bom canhão não perde sua qualidade, ainda que sua precisão …
Redação - 01, Maio 2025

História, mestra da vida


Abandono completo à vontade divina

Sabemos que o itinerário da vida humana não se compõe somente, nem sobretudo, de alegrias e prazeres, mas está muitas vezes pontuado por sofrimentos inenarráveis e situações desastrosas, que colidem com suas aspirações… Como se conformar à vontade divina nessas circunstâncias? A história de um sacerdote polonês, o Pe. Walter …
Guilherme Thiago Motta - 01, Maio 2025

O que diz o Catecismo?


Todos somos sacerdotes?

São Pedro afirma em sua primeira epístola que os batizados constituem “uma raça escolhida, um sacerdócio régio” (2, 9). Esse sacerdócio comum a todos os fiéis exige que nos consagremos ao serviço do Senhor e da Igreja, pois nos torna aptos a “oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus …
Redação - 01, Maio 2025

Vida dos Santos


Pela Santa Igreja, estou pronto a sofrer

“Olha, Margaret!” De uma janela gradeada na Torre de Londres, Sir Thomas More chamava a filha para contemplar a cena. Cinco sacerdotes – John Haile, um pároco secular, Richard Reynolds, monge brigidino e renomado teólogo, e três priores cartuxos, John Houghton, Robert ­Lawrence e Augustine Webster, trajando o alvo hábito …
Ir. Elizabeth Veronica MacDonald - 01, Maio 2025

Dona Lucilia


Derradeiros atos de piedade

Para quebrar a monotonia de um dia sempre igual ao outro, Dr. Plinio saía de vez em quando com sua mãe a passear pela calçada da Rua Alagoas,[1] onde moravam. Nunca a levava até a Praça Buenos Aires, com receio de atravessar com ela a supermovimentada Avenida Angélica. Seguia, pois, …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Maio 2025

Diversos


Como a palmeira, eles florescerão!

Como uma fortaleza, ergue-se frondosa a palmeira, desafiando céus, ventos, tempestades. Nada parece detê-la em sua ascensão, nenhum fator natural pode com facilidade prostrá-la por terra. Símbolo do triunfo, da prodigalidade, da alma reta, constante, humilde, forte e vigilante, é um verdadeiro monumento, erguido não pelo engenho humano, mas pelo …
Ir. Maria Cecília Brandão Veas - 01, Maio 2025

Você sabia?


…que as “Missas gregorianas” são celebradas pelos falecidos?

Por ocasião do falecimento de um ente querido, com frequência escutamos o comentário: “Ao menos não sofre mais…” Contudo, a expressão denota uma visão incompleta das realidades sobrenaturais. Não é verdade que o falecido pode estar padecendo dores incomparavelmente maiores no Purgatório e precisando de nosso auxílio? Como mãe extremosa, …
Redação - 01, Maio 2025

…que o brasão de Portugal foi dado por Jesus Cristo?

Era a noite de 24 de julho de 1139. Afonso Henriques, que seria o primeiro rei de Portugal, tinha diante de seu acampamento cinco monarcas mouros com seus respectivos exércitos. Enquanto suplicava a ajuda divina, uma forte luz ofuscou seus olhos e ele pôde divisar a figura de Jesus crucificado. …
Redação - 01, Maio 2025

Tendências e mentalidades


Moral… manipulada?

No mundo de ontem, acostumamo-nos ao fato de os computadores paulatinamente lograrem imitar tudo quanto possuímos: copiaram nossa lógica, multiplicaram sua capacidade de processamento no lugar da nossa inteligência; adquiriram câmeras no lugar de olhos, microfones no lugar de ouvidos, alto-falantes no lugar de boca… Dir-se-ia que o homem serviu …
Pe. Louis Marie Joseph Anicet Goyard, EP - 01, Maio 2025

Quarta capa


Canal eficaz da ação do Espírito Santo

No episódio da Visitação, podemos contemplar a Santíssima Virgem por um ângulo pouco conhecido e amado, embora de capital importância para se compreender a missão de nossa Rainha Celestial: enquanto Esposa mística do Espírito Santo. A esse título Nossa Senhora brilhará nos séculos futuros por sua capacidade de mudar as …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Maio 2025
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos