Voltar
Conteúdo somente para assinantes

Revista Arautos do Evangelho, Ano XXIV, nº 282, Junho 2025

Assine agora


Editorial


Fortalece teus irmãos

Os homens participam da Providência Divina por sua missão e suas ações. E nisso o Apóstolo Pedro ocupa preeminente lugar, pois somente a ele foram confiadas as chaves do Reino dos Céus (cf. Mt 16, 19). Pedro possui o primado entre os Apóstolos: é o primeiro na lista (cf. Mt …
Redação - 01, Junho 2025

A Voz dos Papas


Fundamento da unidade

A una e única Igreja tem um só Corpo, uma só Cabeça – não duas, como um monstro –, a saber, Cristo e o vigário de Cristo, que é Pedro e o sucessor de Pedro; pois o Senhor disse ao mesmo Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 17). “Minhas”, …
Magistério Pontifício - 01, Junho 2025

A Liturgia dominical


O penhor de nossa vitória!

A Ascensão do Senhor já é nossa vitória! Jesus sobe ao mais alto dos Céus para reinar sobre os Serafins, os Querubins, os Principados e as Potestades. Ele nos precede para preparar-nos um lugar e, depois, voltar e nos levar consigo (cf. Jo 14, 2-3). Ora, se ali está nossa …
Pe. Mauro Sérgio da Silva Izabel, EP - 01, Junho 2025

A maior reviravolta da História

Grande júbilo no Sinédrio. Fracassou o Nazareno! Sua derrota não podia ser mais completa! As multidões, testemunhas de seus milagres, estimuladas por ingentes somas de dinheiro vociferaram pela sua destruição. A morte mais ignominiosa O eliminou dentre os vivos. E dois ladrões o ladearam, estigmatizando para sempre a sua memória… …
Pe. Joshua Alexander Sequeira, EP - 01, Junho 2025

Quem é Deus? Como é Deus?

Um inocente menino, de seus cinco ou seis anos de idade, se interrogava: “Quem é Deus?” E à resposta desta pergunta ele dedicou sua existência. Entretanto, após escrever mais de oito milhões e setecentas mil palavras, já no fim da vida São Tomás de Aquino teve uma visão sobrenatural e …
Pe. Luiz Francisco Beccari, EP - 01, Junho 2025

A Liturgia dominical


Para você, quem é Jesus?

Jesus orava sozinho. Nesse ínterim, que faziam seus discípulos? Assistiam como meros espectadores, pois ainda não eram “um” com seu Mestre. Então Ele interrompe sua oração para fazer-lhes uma curiosa pergunta: “Quem diz o povo que Eu sou?” (Lc 9, 18). Quer o Salvador ajudá-los a dar mais um passo …
Pe. Manuel Rodríguez Sancho, EP - 01, Junho 2025

E beberam do cálice do Senhor…

Um cortejo peculiar subia para Jerusalém: o Mestre à frente e atrás d’Ele, temerosos, os discípulos (cf. Mc 10, 32). Todos sentiam que algo muito alto estava para acontecer, porém… mesmo depois de três anos com Jesus, os Apóstolos não compreendiam a grandeza do próprio chamado e menos ainda vislumbravam …
Pe. Michel Six, EP - 01, Junho 2025

Exemplos que arrastam


O trevo que converteu uma nação

O Antigo Testamento ouviu as sílabas deste segredo divino sem, contudo, o escutar; tal é a sua sublimidade que nenhum profeta foi digno de o pronunciar, e só o próprio Verbo de Deus o pôde revelar: a Santíssima Trindade. Desvelada em alguns de seus enigmas, essa realidade divina não perdeu …
Redação - 01, Junho 2025

Plinio Corrêa de Oliveira


A encadernação das páginas da História

Uma pessoa que estuda História em determinada obra e considera a Antiguidade – os egípcios, os povos caldaicos e demais civilizações de outrora –, depara-se com o esboroar de impérios e o renascer de situações. Ao chegar à última página, dar-se-á com ela o que sempre sucede ao término da …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Junho 2025

São Tomás ensina


Chamados a julgar com Cristo

“Não julgueis e não sereis julgados” (Mt 7, 1). Ninguém nega essa máxima ensinada pelo Divino Mestre. Contudo, o mesmo Senhor prometeu, àqueles que O seguissem, que se assentariam em tronos para julgar as doze tribos de Israel (cf. Mt 19, 28). Há nisso uma contradição? Evidentemente não. No que …
Redação - 01, Junho 2025

Tesouros de Mons. João


Guias nos caminhos de Deus

Existe em toda casa religiosa bem organizada uma figura pouco notada, mas quão indispensável: a do provedor. Em que consiste sua função? Em abastecer a comunidade de todo o necessário para sua subsistência: mantimentos, utensílios, alimentação. Ele é o “homem da providência”, que se preocupa em administrar o pecúlio de …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Junho 2025

Tema do mês


Espada e escudo da Cristandade

Estamos no ano da graça de 800. Perante a multidão que se comprime na Basílica de São Pedro, o venerável e augusto pontífice São Leão III, tomando nas mãos uma coroa de ouro, o diadema imperial, deposita-a sobre cabeça do rei dos francos que, doravante, será imperador. Neste momento, sob …
João Paulo de Oliveira Bueno - 01, Junho 2025

O valor de um grande coração

Os dias escoam vagarosos no longínquo Oriente, enquanto as dificuldades só aumentam. O ânimo dos combatentes começa a esmorecer… Por todos os lados veem-se guerreiros inimigos com seus arcos e cimitarras. A cidade de Jafa é defendida por apenas três mil guerreiros cristãos, ao passo que Saladino investe contra ela …
Nicolle Ouverney Spitz - 01, Junho 2025

Uma rainha verdadeiramente católica

Corre o ano de 1462. Na pequena Madrigal, aldeia nos confins do Reino de Castela, uma menina de onze anos vive uma infância já marcada pelo signo da dor. A pequena Isabel é órfã de pai e vive com sua mãe, uma senhora atormentada por transtornos psíquicos. Quiçá esses sofrimentos …
Íñigo María de Oyarzábal Gutiérrez-Barquín - 01, Junho 2025

O homem de seis cabeças

Seja como herói ou vilão, dir-se-ia que Talleyrand é um personagem de conto de fadas… De extração principesca, nascido propriamente numa “terra encantada”, a velha França do Ancien Régime, reino do bom gosto, da etiqueta e da douceur de vivre,[1] Charles-Maurice encontra, em sua história, um paralelo surpreendente com a …
Raphaël Six - 01, Junho 2025

Vida dos Santos


Fiel testemunha de Cristo crucificado

A Igreja Católica milita hoje no vigésimo século de sua história. Quantas gerações se sucederam desde o sublime momento em que as chaves do Reino dos Céus foram entregues a São Pedro; em que do lado aberto do Crucificado floresceu o manancial salvífico da Igreja; e em que o Espírito …
João Luís Ribeiro Matos - 01, Junho 2025

Você sabia?


…por que o sacerdote reza o Pai-Nosso de braços abertos na Santa Missa?

Nas Sagradas Escrituras encontramos muitas passagens em que certos varões providenciais se dirigem a Deus, em oração, com os braços abertos. Durante a batalha dos israelitas contra Amalec, por exemplo, Moisés estava no alto do monte intercedendo pelo povo com os braços elevados aos céus. Enquanto o profeta “tinha a …
Redação - 01, Junho 2025

…por que os vasos sagrados são de metal?

O cálice é o mais antigo e o mais importante objeto utilizado para o Santo Sacrifício da Missa, tendo sido usado pelo próprio Nosso Senhor Jesus Cristo ao instituir a Sagrada Eucaristia. Ao longo dos séculos, materiais diversos foram empregados na confecção dos cálices, como, por exemplo, pedra, madeira, barro, …
Redação - 01, Junho 2025

Dona Lucilia


Mãe solícita e dadivosa

Há provações que nos surpreendem como “raio em céu sereno”, conhecida expressão que atesta o quanto os revezes podem irromper na vida dos homens sem qualquer preparação. Ademais, poucos são os que hoje em dia pensam nessa possibilidade, embora ela seja muito provável, quase certa… Dona Lucilia, pelo contrário, habitualmente …
Elizabete Fátima Talarico Astorino - 01, Junho 2025

História, mestra da vida


Cinco lições para os nossos dias

Se a História é mestra da vida, bem podemos julgar privilegiada uma instituição que conta com dois milênios de existência! Nada, exceto a sempre nova ação da Providência, constitui uma novidade para a Igreja Católica. Diante das inauditas tormentas do século XXI, ela pode afirmar altaneira: “Já vi outros ventos, …
Gabriel Marques dos Santos - 01, Junho 2025

Tendências e mentalidades


Dois modos de elevar-se

Diz um adágio latino que “mater artium necessitas”, a necessidade é a mãe das artes. Esse princípio, aplicável a praticamente todos os campos do agir humano, talvez não se veja em nenhum outro âmbito tão bem plasmado quanto na arquitetura. Os prédios, surgidos com um objetivo prático de abrigo e …
Santiago Vieto Rodríguez - 01, Junho 2025

Quarta capa


Presença materna

Ainda nos primeiros dias de pontificado, senti o dever e um profundo desejo de achegar-me a Genazzano, ao Santuá­rio de Nossa Senhora do Bom Conselho, que durante toda a minha vida me acompanhou com sua presença materna, com sua sabedoria e com o exemplo de seu amor pelo Filho que …
Papa Leão XIV - 01, Junho 2025

Aquela a quem Jesus amava

No que consiste a característica peculiar de uma alma vítima? Em ser de tal modo apagada aos olhos dos homens, que eles a consideram como “aquela que não tem nada de especial”. Santa Marta é uma dessas almas. Ela faz parte daquele filão de almas vítimas que, sem mérito algum, …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Junho 2025
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos