Teresina - Piauí (Quarta-feira, 01-02-2017, Gaudium Press) Por ocasião do Ano Jubilar Mariano, que reúne as festividades pelos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul e pelo centenário da primeira aparição da Virgem de Fátima aos três pastorinhos, em Portugal, a Arquidiocese de Teresina planejou a realização de formações e eventos em memória destes dois acontecimentos significativos para a Igreja Católica.

Ano Jubilar Mariano será contemplado pelos fiéis da Arquidiocese de Teresina.jpg

De acordo com o membro da Comissão de Pastoral Arquidiocesana, Edmilson Alves, "o Ano Jubilar Mariano teve início com a Festa da Mãe de Deus do ano passado", e agora, "dando continuidade, realizaremos um Simpósio Mariano em maio e um Seminário Mariano em agosto. Tudo isso para dar mais conhecimento aos povos do papel de Maria para a Igreja".

Além disso, as paróquias piauienses são convidadas a contribuir para os festejos em honra a Nossa Senhora, Mãe do Filho de Deus.

"Não existe família sem mãe e a Igreja Escolheu Maria como sua Mãe. Ela é nosso modelo de discípula. Ela é aquela que se entregou radicalmente ao mestre. Celebrar o Ano Jubilar Mariano é reconhecer a importância de Maria para a Igreja", disse Edmilson.

O Ano Mariano será concluído com a Festa da Mãe Santíssima, que, segundo a própria organização da arquidiocese, deverá emocionar a todos neste período. "Maria é um grande elemento evangelizador da nossa Igreja e ela vai ser reconhecida como tal neste ano que já vivenciamos", contou o membro da Comissão de Pastoral Arquidiocesana.

Mais eventos como estes estão programados para acontecer ao longo de 2017, uma vez que o calendário pastoral foi fechado ainda no final do ano passado e tem como uma das principais atividades a serem executadas a formação de agentes que atuam na Igreja.

"A nossa Igreja é viva e dinâmica e faz o evangelho acontecer. As pastorais já estão desenvolvendo as atividades e formações como resposta. Temos cursos para multiplicadores, para catequistas, para membros da Mãe Rainha. Muitos outros ainda virão", ressaltou Edmilson. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina