Rio de Janeiro (Sexta-feira, 20-07-2012, Gaudium Press) O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, celebrou na última terça-feira, 17, uma Missa especial. O prelado presidiu uma Celebração Eucarística na capela do Bangu Shopping, na capital carioca, onde há mais de 45 dias está sendo realizada a exposição "Quem é o Homem do Sudário?" que conta com uma réplica do lençol que envolveu Jesus Cristo em seu sepultamento.
Na capela, cuja arquitetura remonta a sinagoga de Nazaré, onde Jesus pregou, o arcebispo do Rio de Janeiro falou primeiramente de sua felicidade em observar o novo tipo de evangelização proposto pela mostra. "Fico feliz em ver como a Igreja vai entrando em lugares como o shopping para, através da arte e também do que a ciência diz, evangelizar", declarou.
A liturgia da Cerimônia Eucarística foi em memória do Beato Inácio de Azevedo e de seus companheiros mártires. Por isso, Dom Orani recordou a todos que a Igreja nasceu do martírio de muitas pessoas, destacando que as adversidades não podem parar a caminhada. Deus sempre tira algo de positivo, mesmo dos acontecimentos revezes da vida, afirmou o prelado.
O arcebispo do Rio de Janeiro salientou ainda que o mais importante é encontrar caminhos para a nova evangelização. "No fundo, todas as pessoas estão desejosas de achar sentido para a sua vida, e esse sentido quem dá é Jesus Cristo", disse. Para Dom Orani, por causa dessas pessoas é que é preciso descobrir novas maneiras de difundir a palavra de Cristo, indo também onde o povo está, como em shoppings centers.
"Que a gente encontre cada vez mais caminhos para a nova evangelização: esse é o desafio dos católicos. (...) Mas o segredo é que só faz isso quem tem uma experiência de Deus, as pessoas convictas de sua vida de Fé", assegurou o prelado.
A exposição
A exposição "Quem é o Homem do Sudário?" será realizada no Bangu Shopping até o próximo dia 29 de julho. Aquele que quiser conhecer a mostra irá se deparar com um gruta cenográfica que faz referência à antiga Jerusalém. É neste cenário, que conta com uma iluminação que imprime a atmosfera rústica da época, que os visitantes irão conhecer os objetos expostos.
Conforme os organizadores do evento, a mostra está divida em cinco fases: a primeira é composta por cinco painéis, que mapeiam o sudário e possibilitam entender os diversos traços nele desenhados. A segunda etapa também é composta por painéis - 12 no total - que mostram um pouco a respeito dos estudos científicos que foram feitos para comprovar a autenticidade do lençol sepulcral.
O percurso histórico do Sudário é apresentado na terceira etapa. Já a quarta fase diz respeito à análise médico-forense; em oito painéis, é explicitado todo o mistério da dor do Homem do Sudário. A quinta e última etapa é a mais inovadora em termos de tecnologia. Isso porque, os visitantes ficam de frente a um holograma; técnica sofisticada que permite reproduzir com raios laser a figura que está contida no sudário em três dimensões.
Nesta última fase, os visitantes podem observar também uma escultura em bronze, feita a partir de todos os estudos científicos. A estátua reproduz altura e proporções exatas do Homem do Sudário.
Os visitantes terão acesso ainda à réplica em tamanho natural do Santo Sudário conservado em Turim, na Itália, e também de cópias das moedas colocadas sobre os olhos de Jesus, da coroa de espinhos, dos pregos e do Santo Sepulcro. (BD)
Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas