Madri - Espanha (Segunda-feira, 12-06-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de Madri prepara uma celebração do Corpus Christi muito especial. Será o dia 18 de junho e terá como protagonistas às crianças que este ano realizaram a primeira comunhão. "Jesus Cristo está no meio de nós" é o lema que a jurisdição eclesial escolheu para viver esta solenidade que se celebra na capital espanhola desde o século XIII.
"Milhares de fiéis se unirão ao Senhor em sua saída pelo centro de Madri. Também as crianças; de maneira especial, os que receberam este ano o sacramento da Primeira Comunhão. Acompanhados pelos seus pais e formadores, contribuirão seu testemunho de alegria e ilusão ao acompanhar ao Santíssimo", conta a Arquidiocese de Madri em um comunicado.
Através de um vídeo, que se vem difundindo a partir das redes sociais, as crianças madrilenhas contam de que forma Jesus está entre nós, e animam aos seus coetâneos a participar na procissão de domingo, 18:
"Jesus Cristo está entre nós, e desde que recebi a Primeira Comunhão sempre está comigo (...) Jesus Cristo está entre nós e eu sinto a cada dia (...) Jesus Cristo está entre nós, e ele me acompanha (...) Jesus Cristo está entre nós, e eu lhe segui na procissão".
![]() |
Os atos em honra ao Corpo e Sangue de Cristo começarão às 12h com a Solene Eucaristia presidida pelo Cardeal Carlos Osoro, Arcebispo de Madri, na Catedral da Almudena. Ao concluir a Missa até às 17h30, haverá adoração Eucarística, e às 19h começará a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade.
Como é uma celebração que congrega centenas de pessoas em Madri, a Arquidiocese está buscando voluntários que colaborem na organização e na parte logística desse dia. A jurisdição está animando aos jovens a partir de 17 anos, e também aos adultos, que queiram doar seu tempo para esta especial jornada.
A festa de Corpus Christi em Madri é realizada praticamente desde que o Papa Urbano VI, após o milagre Eucarístico de Orvieto na Itália, institui a solenidade mediante a bula 'Transiturus'; mas toma força desde que em 1482 a rainha Isabel a Católica preside a procissão Eucarística realizada na cidade. Nos livros de história se fala de uma rainha que apareceu com sua cabeça coberta, caminhando com os pés descalços e levando um círio, em atitude penitente e de adoração diante da presença real de Jesus na Eucaristia.
A solenidade se faz popular durante o reinado de Felipe II, com a monumental custódia de prata que se encarregou em 1573 a Francisco Álvarez. Foi este monarca quem deu maior solenidade à procissão, proibindo que homens e mulheres dançassem durante o percurso. Atualmente, ainda que de modo também mais solene, somente as crianças podem fazê-lo.
A solenidade começava desde o dia anterior com uma comitiva que presidia o sacristão e que partia desde a Almudena. Eles tinha a responsabilidade de animar aos fiéis para que decorassem as varandas por onde passaria a procissão. (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
