Niterói (Sexta-feira, 10-02-2012, Gaudium Press) A cidade de Niterói acolherá neste próximo domingo, 12, seu novo Arcebispo, Dom José Francisco Rezende Dias. A cerimônia de tomada de posse ocorrerá durante uma solene Celebração Eucarística às 15h no Ginásio do Complexo Esportivo Caio Martins, no bairro de Santa Rosa.

Dom José foi nomeado para a Arquidiocese de Niterói no dia 30 de novembro, no lugar de Dom Alano Maria Pena, que renunciou ao cargo por limite de idade.

Em 26 de março de 1960, a Diocese de Niterói foi elevada à Arquidiocese e se tornou sede metropolitana por ato do Papa João XXIII. Desde sua elevação até os dias de hoje, a Arquidiocese já teve cinco Arcebispos, contando com o recém nomeado Dom José Francisco Rezende Dias.

bispo.jpg

Biografia

Dom José Francisco Rezende Dias nasceu em Brasópolis, Minas Gerais, em 2 de abril de 1956, sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 10 de novembro de 1979. Exerceu suas funções em diversas paróquias, dentre elas estão as seguintes: Silvianópolis, Carvalhópolis, Turvolância, Paraisópolis, Sapucaí Mirim e Santa Rita de Caldas. Foi Reitor da Comunidade Teológica da Arquidiocese de Pouso Alegre, em Taubaté, Diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano e Diretor do Instituto Teológico São José em Pouso Alegre. Também exerceu o cargo de Reitor do Seminário Arquidiocesano e Vigário-geral da Arquidiocese de Pouso Alegre.

Em 28 de março de 2001 foi nomeado Bispo, e em junho do mesmo ano foi procedida sua ordenação episcopal, logo assumindo a função de Bispo Auxiliar de Pouso Alegre, onde ficou até 2005, quando foi nomeado para a Diocese de Duque de Caxias, local em que se encontrava até ser nomeado para a arquidiocese de Niteroi.

Durante a 49ª Assembleia Anual do Episcopado Brasileiro, realizada em Aparecida do Norte no dia 12 de maio de 2011, Dom José foi eleito entre os Bispos do Estado Fluminense, para ser secretário Regional Leste-1 da CNBB.

Em Pouso Alegre formou-se em Filosofia e em Taubaté formou-se em Teologia. O prelado é especialista em Teologia Espiritual pelo Pontifício Instituto Teresianum de Roma (1987-1989). Seu lema episcopal foi tirado da primeira epístola de São João, capítulo 4 versículo 9, "Vivamos por Ele".(EPC)