Alano 27-09.jpg
Dom Alano Pena deixou a Arquidiocese de Niterói em novembro do ano passado

Niterói (Segunda-feira, 28-05-2012, Gaudium Press) Dom Frei Alano Maria Pena, arcebispo emérito da Arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro, completou na última sexta-feira, 25, o seu 37º aniversário de ordenação episcopal. Para celebrar o acontecimento, a Igreja local fez realizar uma missa em sua homenagem. Ela foi celebrada às 19 horas do dia 25 de maio na Paróquia de Nossa Senhora Assumpção, Cabo Frio.

Em razão da data, a Arquidiocese de Niterói publicou uma mensagem de congratulação ao prelado. Nela, afirma que "imbuída pelo espírito de gratidão a Deus e exultante de alegria, parabeniza o seu arcebispo emérito [...] Ao mesmo tempo em que eleva aos céus suas preces pela vida e vocação de Dom Alano, que há 37 anos serve a Igreja, entregando a sua vida num total espírito de doação e despojamento de si mesmo em função da construção do reino de Deus".

Nascido no Rio de Janeiro, em 1935, Dom Alano foi ordenado sacerdote em 1961 pela Ordem dos Frades Pregadores Dominicanos. Em 7 de abril de 1975, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, no Pará, recebendo sua ordenação episcopal no dia 25 de maio do mesmo ano.

Dom Alano assumiu a Arquidiocese de Niterói em 2003, ficando a sua frente até 30 de novembro de 2011, quando se retirou por motivo de idade. Dom Alano era o arcebispo da cidade quando ela enfrentou uma grande tragédia em abril de 2010. Na ocasião, por causa das fortes chuvas houve o deslizamento do Morro do Bumba, que causou a morte de mais de uma centena de pessoas.

Durante a tragédia ocorrida há dois anos, a Arquidiocese de Niterói teve participação efetiva na ajuda aos atingidos pelas fortes chuvas, coletando doações e auxiliando espiritualmente as famílias das vítimas fatais. (BD)