Brasília (Quarta-feira, 14-10-2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Porto Velho, em Roraima, ganhou um novo arcebispo. Após um período vacante, a Nunciatura Apostólica no Brasil anunciou que o Papa Francisco havia nomeado Dom Roque Paloschi, sendo transferido da sede episcopal de Roraima.

Natural de Lajeado, no Rio Grande do Sul, seu lema episcopal "Fiz-me servo" o acompanha em sua caminhada religiosa, iniciada com os estudos de filosofia na Universidade Católica de Pelotas, entre 1977 e 1981, e teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, de 1982 a 1985.
No dia 7 de dezembro de 1986, recebeu sua ordenação sacerdotal na cidade gaúcha de Bagé.
Durante uma de suas expedições missionárias, participou entre 1997 e 1999 do Projeto Igreja Solidário de Moçambique, dedicando-se aos trabalhos missionários e de evangelização com os povos africanos.
Nesse período, foi nomeado bispo de Roraima, em maio de 2005. E de 2011 a 2015 exerceu o cargo de presidente do regional Norte 1 da CNBB.
Atualmente, Dom Paloschi é membro da Rede Eclesial Pan-Amazônia (Repam), iniciativa da Comissão Episcopal da Amazônia da CNBB, do Departamento de Justiça Social do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), da Conferência dos Religiosos da América e do Caribe e da Cáritas, com o apoio de organismos internacionais, e do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz do Vaticano. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas