Espírito Santo (Segunda, 19-10-2009, Gaudium Press) Como parte da ocasião do Dia do Médico, comemorado ontem (18), foi fundada em Vitória, no Espírito Santo, a Associação dos Médicos Católicos do Espírito Santo (AMCES). A data coincide com a consagração da Igreja Católica à festividade litúrgica do evangelista São Lucas, padroeiro dos médicos.
A Santa Missa matinal foi celebrada pelo Pe. Camilo, na paróquia de São Pedro, e o arcebispo de Vitória, dom Luiz Manchilha Vilela, realizou outra missa, à tarde, na Catedral Metropolitana de Vitória (ES).
Inúmeros médicos estiveram presentes, atendendo o convite feito pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) do Estado para festejarem sua data comemorativa, sendo aplaudidos pelos fiéis que participavam da celebração.
Em sua homilia, dom Luiz exaltou a profissão médica e relacionou ela ao amor ao próximo que deve imperar nesses profissionais, especialmente nesse mês de outubro, dedicado às missões.
Ao fim da Missa, os membros eleitos para a diretoria foram empossados por dom Luiz, reconhecido, dentro do estatuto da associação, como diretor espiritual por estar à frente da Sé metropolitana que congrega as dioceses do Estado.
A primeira diretoria da entidade é formada pelo neurologista Ayrton Gomes da Fonseca Filho (presidente), o otorrinolaringologista Edilson Gonçalves Pagiola (vice-presidente), o gastroenterologista Oswaldo Luiz Pavan Junior (secretário) e o psiquiatra Antonio José Nunes Faria (tesoureiro).
A associação promoverá o aprofundamento em temas da Sagrada Escritura, deontologia e ética médica, espiritualidade dos médicos, atualização científica, educação continuada em relação à doutrina católica, temas de filosofia e sociologia, entre outros, sendo que as reuniões serão abertas a outras pessoas que quiserem participar.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas