Roma - Itália (Quarta-feira, 10-06-2015, Gaudium Press) A Congregação para a Causa dos Santos recebeu recentemente a Positio oficial da causa de beatificação do Servo de Deus Padre Patrick Peyton, conhecido no mundo como o "Sacerdote do Rosário" por ter fundado o movimento mariano de oração Cruzada pelo Rosário em Família. As duas frases mais conhecidas do sacerdote foram "A família que reza unida permanece unida" e "Um mundo em oração é um mundo em paz".
A Positio foi apresentada pelo Cardeal Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila, o Presidente da Holy Cross Family Ministries, Padre Willy Raymond, e o Dr. Andrea Ambrosi, Postulador da Causa. Este documento resume a informação disponível sobre a vida do sacerdote, esforço que supõem particulares dificuldades pelas numerosas viagens do presbítero durante seu apostolado. No total, se requereram seis anos de estudo e testemunhos de 35 Dioceses, para gerar um documento de mais de 6 mil páginas enviadas à Congregação, e resumidas na Positio de 1300 páginas de extensão.
"Estamos muito felizes de ver o progresso na Causa do Padre Peyton", comentou o Padre Raymond por ocasião da apresentação. "Muitas pessoas me dizem que necessitamos um 'Santo das Famílias' e o Padre Peyton é o candidato apropriado. Nós honramos a memória do Padre Peyton levando as famílias a orar, especialmente o Rosário. Continuamos cumprindo sua visão, compartilhando sua crença profunda com famílias de todo o mundo de que a família que reza unida permanece unida".
No total, o Padre Peyton ocupou 51 anos de apostolado sacerdotal a serviço das famílias e a promoção do Santo Rosário. Seu movimento foi fundado um ano depois de sua ordenação, ocorrida em 1941. Além da pregação e a organização de multitudinários eventos de oração, empregou o teatro e os meios de comunicação para ampliar sua mensagem. Calcula-se que mais de 600 programas de rádio e televisão foram produzidos pela produtora fundada pelo Padre Peyton para tal fim, incluindo a célebre dramatização dos Mistérios do Santo Rosário vista por milhões de pessoas ao redor do mundo.
A causa de beatificação do Padre Peyton deu início em 1997, cinco anos depois de seu falecimento de acordo com as normas da Congregação, e o sacerdote foi declarado Servo de Deus em 2001. Em 2008, o processo foi transferido da Diocese de Fall River à Arquidiocese de Baltimore para contar com maiores fundos para a investigação da vida do Servo de Deus. Em 2010, o Bispo de Albany, EUA, abriu uma investigação oficial sobre um possível milagre pela intercessão do sacerdote. (GPE/EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas