Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06/11/2015, Gaudium Press) - O Papa Francisco aceitou a renúncia do governo pastoral da Arquidiocese Metropolitana de Barcelona, na Espanha, solicitada pelo Cardeal Arcebispo Lluís Martínez Sistach, de acordo com o cânon 401 § 1 do Código de Direito Canônico.
Francisco nomeou como Arcebispo Metropolitano de Barcelona Dom Juan José OMELLA OMELLA, transferindo-o da diocese de Calahorra y La Calzada-Logroño.
Dom Omella Omella nasceu em Cretas, província de Teruel e arquidiocese de Zaragoza, em 21 de abril de 1946.
Foi ordenado sacerdote em 20 de setembro de 1970, em Zaragoza.
Desenvolveu seu ministério em várias paróquias rurais da mesma arquidiocese e como Vigário episcopal para a cidade de Zaragoza.
Foi eleito Bispo auxiliar de Zaragoza em 1996 e recebeu a sagração episcopal em 22 de setembro do mesmo ano.
Em 1999 foi nomeado Bispo de Barbastro-Monzón, em 2004 tornou-se Bispo de Calahorra y La Calzada- Logroño.
É membro da Comissão Episcopal para a Pastoral Social da Conferência Episcopal Espanhola desde 1996. Foi Presidente dessa comissão de 2002 a 2008 e voltou a ser novamente seu presidente em 2014.
Desde novembro de 2014 é Membro da Congregação para os Bispos. (JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas