Belém - Israel (Sexta-feira, 22-04-2016, Gaudium Press) A Basílica da Natividade, construída sobre o lugar no qual nasceu Jesus Cristo em Belém, Israel, e um dos templos mais antigos da Terra Santa, chegou à terceira fase de sua restauração. Uma equipe de mais de 160 especialistas trabalham para devolver o esplendor aos seus históricos murais, assim como aos muros interiores e sua fachada, segundo informou Alfa y Omega.

Basílica da Natividade em Belém, Israel, é restaurada por 160 especialistas.jpg

A notável recuperação do templo iniciou com os trabalhos em seu teto, culminados em 2015, onde infiltrações de água haviam colocado em sério perigo a Basílica e danificado parte de seu patrimônio de arte sacra. A segunda etapa de restauração se realizou em Narthex e a Porta Oriental. A fase atual permite limpar e devolver a beleza original aos mosaicos das paredes, para o qual se instalaram andaimes e painéis que protegem os muros. O acesso aos peregrinos continua permitido.

As obras se prologarão até o final do ano, segundo informou Alfa y Omega e o projeto tem um pressuposto total estimado em 21,9 milhões de euros. Depois da restauração, se espera poder obter novos fundos para trabalhar nos mosaicos do solo, as colunas, a Gruta da Natividade e sistemas de alarme e iluminação.

A Basílica da Natividade foi o primeiro lugar da Palestina incluído na lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO, no entanto foi catalogado como patrimônio de risco pelos problemas registrados em seu teto. Os trabalhos de restauração foram possíveis graças a um acordo entre as diferentes comunidades cristãs que rendem culto neste lugar santo. (GPE/EPC)