Tremembé - São Paulo (Terça-feira, 06-08-2013, Gaudium Press) Os devotos do Senhor Bom Jesus, em Tremembé, interior de São Paulo, tem motivos de sobra para celebrar a festa de seu padroeiro: o jubileu de 350 anos de construção da Basílica e a reabertura da igreja após quatro anos de interdição.

Nesta terça-feira, 06, foram realizadas várias missas na Basílica durante o dia. A tradicional procissão com a Imagem do Senhor Bom Jesus pelas ruas da cidade ocorrerá às 17h30, e às 19h, Dom Carmo João Rhoden, Bispo de Taubaté, presidirá a celebração que culmina as comemorações da importante data.

A Imagem do Bom Jesus de Tremembé


A Imagem do Bom Jesus de Tremembé é uma das mais antigas do Brasil e lembra Jesus flagelado, diante de Pôncio Pilatos, com a coroa de espinhos e coberto com o manto púrpura.

Segundo dados históricos, a Imagem foi entalhada em madeira por um ancião que chegava a Tremembé. Ele construiu uma pequena cabana nas margens do rio Paraíba e ali vivia.

Em um certo dia, o ancião desapareceu misteriosamente. Então, grupos de curiosos resolveram entrar em sua choupana e lá, encontraram a Imagem do Bom Jesus.

Ao retirarem a Imagem de Bom Jesus, um pequeno fio de água brotou do local onde os pés dela. Daí, nasceu a até hoje conhecida como sendo a bica da água santa.

A devoção ao Senhor Bom Jesus de Tremembé começou por volta de janeiro de 1663, quando o capitão Manoel da Costa Cabral construiu a capela Nossa Senhora da Conceição em sua propriedade para ali colocar a imagem do Senhor. (LMI)

Com informações A12