| Para o Papa, cada um de nós precisa de um tempo e um espaço de meditação |
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 03-08-2011, Gaudium Press) Na primeira audiência geral depois da pausa de verão de julho, o Papa Bento XVI retomou a catequese em Castel Gandolfo para um público de aproximadamente 4.500 pessoas, entre fiéis e peregrinos. Durante a pregação, o Santo Padre propôs uma leitura mais aprofundada da Bíblia durante as férias de verão para descobrir a riqueza dos diversos livros. "Por que não descobrir na Bíblia alguns dos livros mais desconhecidos? Ou então, por que não se aprofundar naqueles que ouvimos apenas alguns trechos durante a Santa Missa?".
"Estou muito feliz de vê-los aqui na praça em Castel Gandolfo e de retomar as audiências gerais". Com essas palavras o Santo Padre saudou os fiéis presentes na pequena Piazza della Libertà. Ainda no clima de verão na Europa, o pontífice retomou o ciclo de catequeses sobre a oração e usou os livros da Sagrada Escritura como referência para orientar os fiéis na escolha das leituras de férias.
Em uma breve catequese o Papa recordou que "cada um de nós precisa de um tempo e um espaço de meditação, de recolhimento, de calma" porque "não somos feitos só para trabalhar, mas também para pensar, refletir".
Segundo o Pontífice, "este pensar e refletir necessita de uma leitura mais séria, de valor cultural e espiritual, a da Bíblia que é como uma pequena biblioteca com os livros que infelizmente permanecem quase desconhecidos para a maior parte das pessoas, assim como o de Tobias, de Ester ou de Rute, mas que são de uma verdadeira riqueza e beleza".
Bento XVI propôs "degustar" a Bíblia "em um novo modo" através de uma leitura "continuada" dos livros mais curtos, assim como dos Evangelhos ou os Atos dos Apóstolos.
"Estes pequenos livros - observou o pontífice - podem ser lidos por inteiro em apenas uma hora. De leitura mais exigente e autênticas obras-primas são o Livro de Jó, que se detém sobre o grande problema da dor inocente; o Qohélet, também conhecido como Eclesiasticos, que manifesta com desconcertante modernidade o sentido da vida e do mundo; o Cântico dos Cânticos, um belo poema simbólico do amor humano".
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas