Cidade do Vaticano (Quinta feira, 08-12-2011, Gaudium Press) Como tradicionalmente acontece em todo dia 8 de dezembro, o Papa foi até a Praça de Espanha, no centro de Roma, para venerar a Virgem Maria na Solenidade da Imaculada Conceição.
Depois de uma breve oração e da leitura de um trecho do Apocalipse de São João e ainda antes de ofertar flores à Virgem, o Papa Bento XVI dirigiu-se aos fiéis ali presentes e quis explicar toda a simbologia do monumento e da imagem que fica no centro da praça.
![]() |
| Santo Padre afirmou que a única insídia que a Igreja deve temer é o pecado dos seus membros |
"No alto da coluna, a imagem representa ao mesmo tempo Nossa Senhora e a Igreja. A mulher do Apocalipse é a própria Maria, vestida de sol, ou seja, de Deus. Ela tem sob seus pés a lua, símbolo da morte e da mortalidade. Maria é um hino à vida: é a criatura na qual já se realizou a Palavra de Cristo", mostrou o Papa.
E a explicação do pontífice continuou mostrando que sobre a cabeça da imagem há uma coroa de doze estrelas, que representam as doze tribos de Israel ali colocada para significar que a Virgem Maria está no centro do Povo de Deus, no centro de toda a comunhão dos santos.
Maria representa a Igreja, continuou o Papa, e carrega no ventre Jesus, que Ela deve levar a todos os homens. E, justamente por isso, a Igreja encontra oposição de um feroz adversário, que é representado na visão apocalíptica por um enorme dragão vermelho.
Bento XVI aplicou este simbolismo para a Igreja: no decorrer dos tempos e em todas as partes do mundo, a Igreja sofre perseguições, mas sai vitoriosa. E por isso que a comunidade cristã é, para todos, a garantia do amor de Deus contra todas as ideologias do ódio e do egoísmo.
O Santo Padre afirmou que a única insídia que a Igreja deve temer é o pecado dos seus membros: "Enquanto Maria é Imaculada, a Igreja é santa, mas ao mesmo tempo marcada pelos nossos pecados. Por isso, o Povo de Deus se dirige à sua Mãe celeste e pede a Ela que acompanhe nosso caminho de fé. É disso que precisamos, sobretudo neste momento tão difícil para a Itália, para a Europa e para várias partes do mundo".
E o Papa encerou suas palavras com uma súplica. "Que Maria nos ajude a ver que existe luz para além desse manto de neblina que parece envolver a realidade. Maria, rogai por nós." (JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
