Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 31-01-2011, Gaudium Press) "As bem-aventuranças são um novo programa de vida, para libertar-se dos falsos valores do mundo e abrir-se aos verdadeiros bens, presentes e futuros", disse o Papa Bento XVI neste domingo, antes da recitação mariana do Ângelus, ao refletir sobre o evangelho das oito Bem-aventuranças.
| Papa fez um apelo para que "convirjam as mentes e os corações para concretos projetos de paz". |
Conforme o Santo Padre, as bem-aventuranças não são uma nova ideologia, mas um ensinamento que toca a condição humana, "o fundamento da moralidade do homem novo" e uma "nova dimensão das relações e dos recíprocos comportamentos". São dons de Deus que falam sobre a história da própria Igreja e a história da santidade cristã, disse. A "Igreja - continuou o Santo Padre - não teme a pobreza, o desprezo e a perseguição em uma sociedade frequentemente atraída pelo bem estar material e pelo poder mundano".
De acordo com Bento XVI, é preciso que o mundo se abra aos valores representados pelas bem-aventuranças, "uma clara proposta do Senhor para viver em comunhão com Ele e alcançar a autêntica felicidade. Quem acolhe com radicalidade este programa de vida, encontra a força necessária para colaborar na edificação do Reino de Deus e ser instrumento de salvação".
Pombas pela paz
Ontem, último domingo de janeiro, conhecido como "o mês da paz", a Ação Católica Italiana da diocese de Roma promoveu uma caravana com o tema "Contamos com a Paz!". Em torno de cinco mil jovens e crianças estavam presentes na Praça de São Pedro. Com dois deles, o Papa soltou da janela de seu escritório particular duas pombas brancas, simbolizando um pedido de paz.
Esta paz "é o melhor instrumento para construir o nosso futuro", disse um dos jovens, uma menina, na saudação ao Papa. Em um gesto de solidariedade, os jovens romanos fizeram uma doação às freiras servas da Imaculada Conceição e ao Centro de Crise para crianças em São Petersburgo, na Rússia, para ajudar as crianças e os adolescentes da Sibéria. Na saudação os jovens prometeram também "fazer uma festa" pela beatificação de João Paulo II.
O pontífice manifestou seu desejo de paz recordando também o Dia Internacional de Intercessão pela Paz na Terra Santa. O Papa fez um apelo para que se "convirjam as mentes e os corações para concretos projetos de paz". Bento XVI dirigiu uma particular saudação ainda aos doentes de Hanseníase, cujo Dia Mundial foi comemorado também ontem.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas