| Novo embaixador da Itália junto à Santa Sé tem 60 anos e é natural de Siracusa |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 17-12-2010, Gaudium Press) "Os pactos internacionais entre os países e a Santa Sé mostram uma justa vontade de assegurar a liberdade religiosa por parte dos Estados", foi o que afirmou o Santo Padre ao novo embaixador da Itália junto a Santa Sé, Francesco Maria Greco, recebido hoje pela manhã no Palácio Apostólico por ocasião da apresentação das cartas credenciais.
Depois da apresentação da mensagem do Santo Padre para o 44º Dia Mundial da Paz, que aconteceu ontem no Vaticano, Bento XVI volta ao tema da liberdade religiosa. No discurso dirigido ao embaixador a definiu como um direito que vai além do indivíduo, da família, dos grupos religiosos e da própria Igreja, além também dos direitos à liberdade de consciência e de religião. "Trata-se verdadeiramente de um direito ao papel legítimo da religião e das comunidades religiosas na esfera pública", disse.
Papa Bento XVI declarou também que o "autêntico progresso social, não pode ser exercido através da marginalização ou rejeição explícita do fator religioso, como se tende a fazer em vários modos".
Biografia
O novo embaixador da Itália junto à Santa Sé tem 60 anos e nasceu em Siracusa. Formado em Ciências Políticas, entrou no serviço diplomático em 1974, exercendo diversas funções. Entre elas: cônsul em Bruxelas; conselheiro e sucessivamente primeiro conselheiro da Embaixada em Madri; primeiro Conselheiro na Representação permanente da Itália na Otan em Bruxelas; e embaixador em Jakarta.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas