Cidade do Vaticano (Quarta, 04-11-2009, Gaudium Press) Bento XVI, que nas audiências gerais semanais encerrou seu habitual ciclo de catequeses sobre os grandes escritores medievais e passou a voltar-se para questões teológicas, deu continuidade hoje à apresentação das teologias "mística" e "acadêmica". Na audiência geral na manhã desta quarta-feira, apesar do frio, Bento XVI falou à uma multidão de fieis novamente sobre as teologias monástica - "do coração" - e escolástica - "da razão".
Dando continuidade ao tema da semana passada, o pontífice citou a frase em latim "fides quaerens intellectum" (a fé busca a inteligibilidade). "Ora, enquanto São Bernardo (Claraval, tema da audiência da semana passada), típico representante da teologia monástica, se concentra na primeira parte, isto é, na "fides" - na fé, Santo Abelardo, que é um escolástico, se foca na segunda parte, isto é, no "intellectus", na compreensão por meio da razão" - disse o Papa sobre dois grandes santos que apresentam diferentes relações com a teologia, uma mais espiritual e outra mais científica.
A partir dos exemplos de São Bernardo e Santo Abelardo, o Papa ressaltou que os teólogos modernos podem aprender "a utilidade e a necessidade de uma saudável discussão teológica na Igreja". As questões mais urgentes são aquelas definidas pela Igreja, que permanecem "um ponto de referência inevitável", sublinhou Bento XVI.
Segundo o Santo Padre, o risco da teologia moderna é a instrumentalização causada por um desequilíbrio entre os "princípios arquitetônicos que nos são dados pela Revelação", isto é, os princípios basilares do ensinamento da Igreja Católica e os princípios sugeridos pela Filosofia, que são importantes, mas apenas "instrumentais".
No encontro com o Papa estiveram presentes 12 mil pessoas. Ao dirigir-se aos fiéis em suas respectivas línguas, disse, a peregrinos de língua portuguesa:
"Uma cordial saudação aos peregrinos vindos de Coimbra e de São Paulo, ao grupo de Focolarinos do Brasil, aos fiéis cristãos da Catedral Nossa Senhora da Conceição em Bragança Paulista com seu Bispo Dom José Maria Pinheiro, e à tripulação do Navio-Escola «Brasil» com o seu comandante, que aqui vieram movidos pelo desejo de afirmar e consolidar sua fé e adesão a Cristo, o Senhor dos Navegantes: Ele vos encha de alegria e o seu Espírito ilumine todas as decisões da vossa vida para realizardes fielmente o projeto de Deus a vosso respeito. Acompanha-vos a minha oração e Bênção".
No total, estiveram presentes hoje na audiência 455 fiéis brasileiros, que apesar do frio, responderam ao Papa com grande entusiasmo.
Em espanhol, o Papa também saudou os grupos presentes: "Saludo a los peregrinos de lengua española, en particular, a los miembros de la Hermandad de Labradores "Paso Azul", de Lorca, a los fieles de distintas diócesis de Guatemala, a la delegación de la Escuela de Investigaciones Policiales de Chile, así como a los demás grupos procedentes de España, México y otros países latinoamericanos. Que en vuestra vida salvaguardéis siempre la fe de la Iglesia y hagáis triunfar la verdad en la caridad. Muchas gracias".
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas