Fátima - Portugal (Segunda-feira, 07-05-2018, Gaudium Press) Para assinalar a proximidade do Dia das Mães, Dom Joaquim Mendes, presidente da Comissão Portuguesa Episcopal do Laicato e Família (CELF) disse em Fátima (06/05) que os responsáveis políticos e a sociedade civil devem proteger e promover a maternidade, assinalando a celebração o Dia da Mãe.

"Nas mães presentes saudamos todas as mães e agradecemos-lhes tudo aquilo que elas são na família e por aquilo que elas dão à Igreja e à sociedade e dirigimos um apelo aos políticos e econômicos, aos agentes culturais e da comunicação social e a todos, para que apoiem e protejam a maternidade que começa na fecundação e nunca deixa de se manifestar", foram palavras do Bispo auxiliar de Lisboa ao presidir à celebração eucarística na Cova da Iria.
Dom Joaquim convidou todos a "dar graças pelo mistério da maternidade", um "amor concreto" que se toca e vive.
Para o bispo, "A maternidade é, provavelmente, o que de mais próximo do amor divino podemos conhecer. As mães testemunham a ‘beleza da vida'":
"É um amor, muitas vezes, doloroso, que implica o sacrifício da própria vida. É um amor comunicativo, porque se não o for, não é amor, mas egoísmo", acrescentou ainda.
O prelado alertou para "formas mascaradas de amor" e desafiou os presentes a "buscar o bem dos outros":
"A mãe, desde o momento em que pela primeira vez sente o filho no seu ventre, deixa de viver para si mesma e passa a viver com e para o seu filho", afirmou.
Fátima Jovem
Milhares de jovens das várias dioceses do país acorreram este sábado a Fátima para a edição 2018 do ‘Fátima Jovem', a tradicional peregrinação nacional da juventude.
Dom Joaquim Mendes disse que os jovens são os que decidirão o futuro e convidou-os a apostar na família.
"Este é o melhor caminho para promover a renovação do tecido social da nossa sociedade: apoiar a maternidade e dar condições aos jovens e às famílias para que possam ter filhos e assim edificarem a sociedade".
O presidente da CELF realçou que os jovens sentem um "forte desejo de amar e de ser amados", que encontra a sua resposta "com Jesus, como Jesus e a partir Jesus".
"No nosso coração há tantos pedidos ocultos. Pedidos de sentido, de esperança, de realização, de felicidade. Experimentai, caros jovens, amar como Jesus, e vereis como tudo isto vos será dado", afirmou. (JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas