Ottawa (Sexta-feira, 16-12-2011, Gaudium Press) Em preparação ao próximo Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização e o Ano da Fé 2012-2013, proclamado por Bento XVI, os Bispos do Canadá lançarão em 2012 um programa pastoral especial dedicado à vida e à família.
Dom Richard Smith, presidente da CECC
Com o título "Construir uma cultura da vida e da família no Canadá", o programa prevê em 2012 um ano de preparação em que serão distribuídos material e subsídios. A decisão é o fruto de uma longa reflexão realizada nestes dois anos pelo Episcopado canadense com a contribuição do Organismo católico pela Vida e a Família (OCVF) e cujas conclusões foram amplamente discutidas na última assembléia plenária anual da Conferência Episcopal em Cornwall.
Desta reflexão foi apresentado um projeto sobre o tema, apresentado pelo ex-presidente da Conferência Episcopal, Dom Pierre Morisette. Segundo o prelado, "a família e a Nova Evangelização são desafios unidos entre si".
Dom Richard Smith, que assumiu a presidência da Conferência, escreveu uma carta a todos os Bispos do País, convidando-os a preparar também, um programa pastoral pela Vida e a Família em suas Dioceses, adaptando-o às específicas exigências de cada uma.
Na carta, Dom Smith lembra, entre outras coisas, que a estreita relação entre Família e Nova Evangelização, foi lembrado pelo Papa Bento XVI no discurso à Assembleia plenária do Pontifício Conselho para a Família, realizada no dia 1º de dezembro no Vaticano.
Naquela ocasião, o Pontífice afirmou em particular que "a Nova Evangelização é inseparável da família cristã. Ela, de fato, é o itinerário da Igreja porque é ‘espaço humano' do encontro com Cristo".
Dom Richard Smith recorda ainda que o Papa Bento XVI afirmou naquele encontro com no Vaticano, de que "a família alicerçada sobre o sacramento do Matrimônio é atuação particular da Igreja, comunidade salva e salvadora, evangelizada e evangelizadora. Como a Igreja, a família é chamada a acolher, irradiar e manifestar no mundo o amor e a presença de Cristo". (L)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas