Oradea (Terça-feira, 08-11-2011, Gaudium Press) Foi realizado entre 03 e 06 de novembro, em Oradea, região noroeste da Romênia, a 14ª reunião anual dos bispos católicos orientais na Europa. O evento, que reuniu diariamente cerca de 70 participantes, entre bispos orientais, bispos do rito latino da Romênia e especialistas, foi desenvolvido em torno do tema da contribuição das Igrejas Orientais Católicas à nova evangelização.
Em nota divulgada nesta segunda-feira, 07, os bispos representantes do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) - organismo responsável pela realização do encontro - afirmaram, entre outras coisas, que o encontro anual "foi um momento de discernimento comunitário com o objetivo de apontar os estímulos adequados para responder ao desafio de anunciar a palavra de Jesus Cristo no atual contexto sócio-cultural".
| Cardeal Péter Erdo destacou a importância das reuniões envolvendo bispos católicos do oriente e da Romênia |
Em sua palestra inaugural, o presidente da CCEE, Cardeal Péter Erdo, destacou a importância das reuniões envolvendo bispos católicos do oriente e da Romênia e reafirmou que a nova evangelização é uma oportunidade através da qual "nós todos somos chamados para acordar nossa fé e construir uma comunidade cristã enraizada em Cristo e com um intenso entusiasmo missionário".
Já durante as atividades realizadas no encontro, as discussões sobre o desafio da nova evangelização se ativeram em dois aspectos principais, segundo a nota da CCEE. "De um lado, o fato que as Igrejas Orientais católicas na Europa tem uma contribuição específica e única a oferecer à reflexão em ato em toda a Igreja Católica e ao processo, já iniciado, sobre a nova evangelização; de outro, viu-se como também eles (os bispos) devem tomar consciência dos desafios que o mundo atual traz para a missão".
Conforme a nota da CCEE, os trabalhos realizados durante os quatro dias de encontro serão inseridos posteriormente em um relatório que será entregue à Secretaria dos Bispos como preparação para a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em Roma, entre 7 e 28 de outubro de 2012.
A próxima edição da reunião anual dos bispos católicas orientais acontecerá entre 9 e 11 de novembro de 2012, em Zagreb, na Croácia. A escolha da cidade se deve à comemoração dos 400 anos da união da Igreja Católica de rito bizantino croata com Roma e foi aceita após convite do bispo de Krizevci, Dom Nikola Kekic.
Os prelados participantes da 14ª edição da reunião anual dos bispos católicos orientais na Europa aproveitaram a ocasião também para agradecer a iniciativa do Papa Bento XVI de colocar na intenção geral do Apostolado da Oração para novembro as Igrejas Orientais Católicas.
Com informações da CCEE.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas