Redação (Sexta-feira, 21-10-2016, Gaudium Press) Os bispos referenciais das Pastorais Sociais e membros da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz da CNBB estiveram reunidos entre os dias 18 e 19 de outubro, em Brasília. Na ocasião, os religiosos estudaram o conteúdo do livro "Pastoral Social: dimensão socioestrutural da caridade cristã".

Publicado pelas Edições CNBB, a publicação propõe a reflexão da especificidade da Pastoral Social como dimensão fundamental da caridade.
"Em tempos de ‘globalização da exclusão e da indiferença', as Pastorais Sociais precisam, mais do que nunca, aguçar os sentidos e o coração para o serviço amoroso e profético na defesa da vida", afirmou o bispo de Pesqueira (PE) e referencial do Setor Mobilidade Humana da CNBB, Dom José Luiz Ferreira Sales.
Segundo o prelado, o livro é uma "valiosa contribuição" para a compreensão do que é Pastoral Social e para a maturação das ações da Igreja neste campo.
O estudo da publicação, inclusive, deve contribuir na iniciativa da Comissão em auxiliar os bispos que acompanham as Pastorais Sociais.
"Temos a intenção de oferecer assessorias para aprofundarmos o que afirma a Igreja para respaldar o trabalho nas Pastorais Sociais", explicou o bispo de Ipameri (GO), Dom Guilherme Antônio Werlang.
Por sua vez, o autor do livro, Padre Francisco de Aquino Júnior, que assessorou o encontro com os bispos, destacou que atualmente existem muitas compreensões e ideias sobre Pastoral Social na Igreja, o que acaba fazendo perder de vista sua especificidade em relação a outras dimensões e formas da caridade cristã.
"É preciso compreender a Pastoral Social como uma dimensão da caridade cristã, mas uma dimensão que não pode ser reduzida, nem confundida com outras dimensões. A caridade cristã é mais ampla e mais abrangente que a Pastoral Social. A Pastoral Social é a expressão mais qualificada da dimensão socioestrutural da caridade cristã; é fermento evangélico nas estruturas da sociedade", disse. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas