Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 23/07/2015, Gaudium Press) - Por ocasião do Dia da Vida, que será celebrado no próximo domingo, 26/07, Papa Francisco enviou felicitações e apoio à Igreja da Inglaterra e País de Gales.
O Dia da Vida desse ano tem como título: "Cultivar a vida, aceitar a morte".
A mensagem Papal foi enviada ao Núncio Apostólico na Grã-Bretanha, Dom Antonio Mennini que a entregou ao bispo responsável pela celebração, Dom John Sherrington.
"A todas as pessoas que participam neste significativo evento e que trabalham de várias maneiras para a promoção da dignidade de cada pessoa humana desde a concepção até à morte natural", Francisco concedeu a bênção apostólica.
O tema escolhido para este ano faz parte da Campanha de esclarecimento e conscientização que os Bispo da Inglaterra e País de Gales estão promovendo.
A ação procura motivar e instruir as pessoas tendo em vista o debate e votação na Câmara dos Comuns de um projeto de lei relativo ao suicídio assistido.
A votação do projeto apresentado por Rob Marris está prevista para o dia 11 de setembro. A proposta de Marris visa tornar possível, para os doentes terminais adultos escolher como pôr fim à própria vida.
Caso venha a ser aprovada no Parlamento, os médicos do país podem injetar substâncias letais nos pacientes terminais afim de ajudá-los a morrer.
Em mensagem para o Dia da Vida divulgada em junho passado, os bispos ingleses enfatizam dois pontos-chave para a Igreja sobre o fim da vida:
É errado "acelerar ou provocar a morte", porque "Deus vai nos chamar no tempo certo"; não à terapia obstinada, "quando os tratamentos não têm nenhum efeito, ou até mesmo prejudicam os pacientes". (JSG)
Da Redação Gaudium Press - Com informações Rádio Vaticana