Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 15-09-2017, Gaudium Press) Um grupo de Bispos ordenados no último ano foi recebido pelo Papa Francisco no Vaticano, na última quinta-feira, 14. Na ocasião, o Pontífice recomendou aos prelados que saibam discernir as várias situações com diálogo e humildade.
"A missão que vos espera não é a de trazer ideias e projetos próprios, nem soluções abstratamente criadas por quem considera a Igreja um quintal da sua casa, mas humildemente, sem protagonismos ou narcisismos, oferecerdes o vosso testemunho concreto de união com Deus, servindo o Evangelho", afirmou o Santo Padre durante a audiência privada.
Os novos Bispos foram convidados "a cultivarem o comportamento de escuta, crescendo na liberdade de renunciar ao próprio ponto de vista para assumir o ponto de vista de Deus".
"Discernir significa, portanto, humildade e obediência. Humildade em relação aos próprios projetos. Obediência em relação ao Evangelho, ao Magistério, às normas da Igreja universal e à situação concreta das pessoas", acrescentou o Papa Francisco.
Segundo o Pontífice, este discernimento é o remédio contra a imobilidade do 'sempre foi feito assim'. "É um processo criativo que não se limita a aplicar esquemas. É um antídoto contra a rigidez, pois as mesmas soluções não são válidas em todos os lugares", ressaltou. (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas