Calcutá - Índia (Quinta-feira, 17-09-2015, Gaudium Press) O Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, se reuniu com Bispos, sacerdotes, religiosos e leigos da Índia na cidade de Calcutá, Índia como parte de sua viagem apostólica à Ásia. Em seu encontro, destacou a profunda marca da Beata Madre Teresa na igreja local e no mundo. "Na Índia e em todo o mundo, Calcutá se converteu em sinônimo de misericórdia através da previsão, o amor e a misericórdia da Beata Madre Teresa aos pobres e desfavorecidos", destacou, segundo informou a Fides.
O purpurado celebrou uma Eucaristia na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e sustentou um encontro com os seminaristas, noviços e formadores, para depois reunir-se com os Bispos e o clero no auditório de St. Xavier's College local. "Venho como peregrino a esta Arquidiocese três meses antes da inauguração do Ano Jubilar da Misericórdia anunciado por Sua Santidade o Papa Francisco, do qual lhes trago sua Bênção Apostólica. Na Índia e em todo o mundo", indicou o Cardeal, para depois destacar a obra de misericórdia da Beata.
"Todo o mundo tem o direito de receber a Boa Nova", exortou o Cardeal Filoni aos presentes. "Todos os cristãos têm o dever de anunciar o Evangelho, sem exceção". O purpurado recordou que "hoje em dia a atividade missionária é o maior desafio para a Igreja e nosso compromisso missionário deve ser sempre prioritário na agenda diocesana ou no plano pastoral". O prefeito motivou aos Bispos a "dar o primeiro passo" e ser exemplo de evangelização, e aos sacerdotes a "envolver-se com a palavra e com as obras, na vida cotidiana das pessoas" assim como aos religiosos "colocar a Cristo no centro de sua espiritualidade e de todas suas atividades, da mesma forma que Madre Teresa".
O Cardeal Filoni destacou a importância de seu encontro com os seminaristas, noviços e formadores, já que "desde sua criação, a Congregação para a Evangelização dos Povos considera a formação sacerdotal como um dos ministérios mais importantes da Igreja". O Prefeito pediu que os seminaristas aprofundem em uma espiritualidade missionária "que os transforme em ministros pressurosos, comprometidos e alegres do Evangelho de Jesus". (GPE/EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas