Caricatura-retrato de Bento XVI com as cores camaronenses.
Camarões (Terça, 17-03-2009, Gaudium Press) Já partiu de Roma o avião oficial do Estado do Vaticano que leva o Papa Bento XVI à África, para esta que é a primeira visita de um pontífice no século XXI ao mais pobre dos continentes. A última vez em que um Papa pisou em solo africano fora em 2000, quando João Paulo II ainda era o sucessor de Pedro. A primeira parada de Bento XVI é em Camarões - país que viu um Papa pela última vez em 1995 -, onde desembarca, em breve, na capital Yaoundé.
Nestas últimas semanas, a cidade e todo o país centro-africano se mobilizaram fortemente para receber o Papa. Cartazes coloridos com as cores das bandeiras camaronense e vaticana e com inscrições como "Bem-vindo, Santo Padre" ou "Papa, embaixador da paz!" foram espalhados pelas principais vias da capital, especialmente naquelas por onde passará o comboio pontifical. Também foram produzidos em grande escala souvenires dos mais diversos - de saias a retratos - e em jornais, rádios e grandes meios de comunicação a visita de Bento XVI monopoliza as pautas e as manchetes.
De acordo com os repórteres da Gaudium Press, que ouviram diversos moradores de Yaoundé no decorrer dos últimos dias, poucas vezes o país viveu um clima de tamanha ansiedade. Para a primeira cerimônia do Papa aberta ao público, programada para ainda hoje, os bilhetes que foram produzidos a fim de controlar o número de pessoas se esgotaram em poucas horas. A organização suspendeu a iniciativa.
![]() |
| Detalhe de vestido com inscrição alusiva à visita do Papa. |
Mas a festa é mesmo da Igreja Romana. Representantes episcopais de dioceses de praticamente toda a África, padres e religiosas das principais congregações femininas africanas se deslocaram a Camarões para ver o Papa. Alguns, só estão conseguindo chegar em cima da hora, o que aumenta a impressão de "caos feliz" que toma conta da capital Yaoundé.
| Faixa estendida sobre rua da capital Yaoundé. |
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
