Canela - Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 09/05/2014, Gaudium Press) A comissão organizadora da Romaria Jovem de Canela, na Serra do Rio Grande do Sul, e o Setor Juventude da diocese de Novo Hamburgo, trabalharam em parceria para a preparação da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), que será realizada no próximo dia 24 de maio, dentro da programação da Romaria Jovem de Canela. O evento terá como lema "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus".
Segundo a assessoria do Setor da Juventude, os objetivos da jornada são: congregar a juventude católica; proporcionar uma renovada experiência de Cristo e despertar e fazer crescer nos jovens a consciência de que a Igreja, comunidade dos melhores amigos do Senhor e aos quais Ele confia a missão evangelizadora, é o seu lugar, onde podem contribuir muito e também se tornarem o que Deus espera deles, como sinais para o mundo.
Ainda conforme a organização do evento, a estimativa é que cerca de 2 mil pessoas participem da jornada, dentre os quais grupos de jovens e catequese de crisma da Diocese. As atividades começarão às 8h, com a concentração e acolhida em frente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, seguida de romaria, às 8h30, em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, no Parque do Saiqui.
Logo depois, às 10h30, o Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, presidirá a Santa Missa Campal, junto ao Monumento da Prece. O almoço de confraternização, que ficará a critério de cada participante, acontecerá ao meio-dia no Restaurante Panorâmico.
No turno da tarde serão realizadas diversas atrações no Parque, tais como: cantando no chuveiro, tenda das vocações, espaço para fotos, esquetes teatrais, apresentações de bandas como da Escola Neusa Mari Pacheco e Colégio Marista Maria Imaculada, pista de skate, Rádio JDJ, adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões e show da banda de dimensão nacional Dom, de São Paulo. O encerramento da jornada será às 18h.
Vale destacar que por meio da Rádio JDJ serão divulgadas as ações, entrevistas, bate-papos e músicas do evento. Por sua vez, a tenda das vocações é um espaço solicitado pelo Bispo diocesano para possibilitar o encontro da juventude com Cristo, no sentido de projetar em suas vidas um caminho concreto de seguimento e realização no sim ao chamado de Deus.
Haverá também, na capela do Santuário, Adoração ao Santíssimo Sacramento e padres à disposição para atender à confissões, durante toda a jornada. A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Catedral de Pedra) fica localizada na Praça Matriz de Canela. Informações pelo telefone (54) 3282-1132. Já o Santuário Nossa Senhora do Caravaggio está situado no Parque do Saiqui, em Canela.
Jornadas Diocesanas
As jornadas diocesanas são encontros da juventude com o Papa, que ocorrem anualmente e fazem parte das Jornadas Mundiais da Juventude. Nos anos em que há o encontro mundial dos jovens com o Papa, a JDJ serve de preparação para esse encontro, e nos anos em que não há, a JDJ torna-se o encontro dos jovens com o Santo Padre, porém acontece em cada diocese no dia estabelecido (Domingo de Ramos) ou em outro dia. (FB)
Outubro de 2026, nº 298
Setembro de 2026, nº 297
Agosto de 2026, nº 296
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas