Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 20-05-2015, Gaudium Press) "Não há data oficial, mas poderia dizer-se que a Congregação para a Causa dos Santos está estudando o caso", foi a resposta do Porta-voz da Santa Sé, Padre Federico Lombardi aos meios de comunicação sobre os fortes rumores de que a canonização da Beata Madre Teresa de Calcutá poderia ter lugar durante o Jubileu da Misericórdia. Alguns relatórios chegaram a especular que a celebração poderia ocorrer no mês de setembro de 2016.
O esclarecimento do Padre Lombardi é longe de ser um desmentido da informação. De fato uma das expressões do sacerdote foi: "É uma hipótese de trabalho, portanto não há uma confirmação oficial para dar", o que permitiu afirmar que a Santa Sé contempla a possibilidade de conclusão bem sucedida do processo de canonização, seja porque o curso normal do mesmo esteja próximo de seu fim ou porque o Papa Francisco esteja considerando dar sua aprovação pessoal à canonização de forma imediata.
A informação que deu pé à nota esclarecedora foi publicada pelo informativo italiano Corriere della Sera, que reportou que o Arcebispo Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, havia informado as autoridades municipais da cidade de Roma que a canonização da Beata Madre Teresa de Calcutá ocorreria no dia 04 de setembro de 2016.
Outra das informações publicadas é o possível translado das relíquias de São Pio de Pietrelcina à Roma para a veneração dos fiéis em uma data não determinada. Ambos eventos significariam uma grande afluência de peregrinos ao Vaticano, razão pela qual as autoridades deveria programar aspectos logísticos tais como a disponibilidade de serviços de saúde.
A Beata Madre Teresa de Calcutá foi objeto de uma primeira exceção com respeito à agilidade da abertura de seu processo de beatificação, a qual por disposição de São João Paulo II não teve que esperar os cinco anos usuais desde a data de seu falecimento. A venerada religiosa foi a fundadora das Missionárias da Caridade e se caracterizou por uma vida de entrega total aos mais necessitados. A Beata Madre Teresa morreu no dia 05 de setembro de 1997 e foi beatificada por São João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003. (GPE/EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas