Cidade do Vaticano (Sexta-feia, 01-02-2019, Gaudium Press) O XXIII Dia Mundial da Vida Consagrada será amanhã, 2 de fevereiro, sábado, quando é comemorada festa litúrgica da apresentação do Senhor no Templo.
A propósito da comemoração, na tarde deste dia o Papa Francisco presidirá uma Santa Missa na Basílica de São Pedro.
O Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, concelebra com o Papa.
Cansaço da Esperança
Recorda-se que o último encontro de Francisco com fiéis de vida consagrada foi durante a última Jornada Mundial da Juventude, no Panamá.
Foi nesta ocasião que o Papa, em sua homilia proferida na Basílica da capital panamenha, chamou a atenção de seus ouvintes para o que ele denominou de "cansaço da esperança".
Foram palavras do Pontífice:
"O cansaço da esperança nasce da constatação de uma Igreja ferida pelo seu pecado e que, muitas vezes, não soube escutar tantos gritos nos quais se escondia o grito do Mestre: ‘Meu Deus, porque me abandonaste?'"
Para o Papa, este "e um cansaço paralisador", que coloca também "em dúvida a própria viabilidade da vida religiosa no mundo de hoje".
Dom João de Aviz comentou a respeito da homilia do Pontífice aos consagrados, no Panamá, e indicou que para reverter esta situação é necessário aos consagrados "voltar ao ideal do amor primeiro". (JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas