Roma - Itália (Terça-feira, 29-04-2014, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo de Nova Iorque, Dom Timothy Dolan, presidiu a abertura do XI Seminário Profissional de Escritórios de Comunicação da Igreja, promovido pela Faculdade de Comunicação Institucional da Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma.
Em seu discurso, o purpurado ressaltou o papel dos leigos comunicadores afirmando: "Já passaram os tempos em que Bispos velhos, gordos e carecas como eu eram os melhores porta-vozes da Igreja: precisamos de leigos competentes que a representem".
O Cardeal tratou dos "desafios culturais para os comunicadores da Igreja" e apresentou "sete observações" sobre como realizar uma comunicação institucional eficaz. Ele contou inclusive casos que vivenciou e nos quais viu surgir uma atitude original e positiva para com a mídia.
Dom Timothy Dolan ressaltou a importância de se ter "um verdadeiro senso de profissionalismo em tudo o que fazemos, já que o modo de dizermos algo é tão importante quanto o que dizemos".
O purpurado alertou que "nunca temos que ter medo de dizer a verdade", mesmo em situações desagradáveis para a instituição, porque "as pessoas querem e esperam transparência da Igreja".
"Devemos responder com caridade e amor" a possíveis ataques, praticando "o convite de Jesus a oferecer a outra face, sem responder aos insultos com palavras duras", disse o Cardeal.
O Arcebispo de Nova Iorque revelou que nunca concede uma entrevista sem mencionar o nome de Jesus, porque, no fundo, "se me pedem uma entrevista, é porque eu sou um pastor, não porque eu seja prefeito".
O XI Seminário Profissional de Escritórios de Comunicação da Igreja foi iniciado no dia 28 de abril e irá até o dia 30 do mesmo mês e segue o tema: "Comunicação da Igreja: estratégias criativas para promover uma mudança cultural". O objetivo do evento é proporcionar "experiências positivas e critérios para comunicar a fé de modo criativo na esfera pública". (EPC)