Cidade do Vaticano (quinta, 17-12-2009, Gaudium Press) A oração precisa ocupar "o lugar central na vida do padre", escreve o Cardeal Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, em sua carta aos padres de todo o mundo por ocasião da chegada do Natal. "Nós todos sabemos que quando a oração diminui a fé enfraquece e o sacerdócio perde conteúdo e significado. A principal consequência disto é que o padre terá menos alegria e felicidade no seu sacerdócio diário", afirma o cardeal.
O prefeito lembra as palavras de São João Crisóstomo: "O diabo ataca o pastor [...]. De fato, se ao matar a ovelha, o rebanho é reduzido, por sua vez, ao eliminar o pastor, ele irá destruir o rebanho inteiro". Palavras que correspondem há muitas situações contemporâneas. "Crisóstomo nos alerta que a diminuição do rebanho irá fazer e já faz o número de fiéis e de comunidades diminuir. Sem pastores nossa comunidade será destruída!", disse Hummes.
Porque, segundo o cardeal, "sem a alimentação vital da oração o padre se torna doente, o discípulo não encontra forças para seguir o Mestre e, assim, morre de fome. Consequentemente, o rebanho se torna disperso e acaba morrendo também.
O purpurado brasileiro admite que para o padre "permanecer fiel a Cristo e fiel a comunidade, ele deve ser um homem de oração" e, para isso, "ele precisa estar fortalecido pela oração da Igreja e de cada cristão".
O prefeito espera que as pessoas rezem "com e pelos sacerdotes neste Ano Sacerdotal e que isso seja feito com perseverança e amor". Por esta razão, a cada primeira quinta-feira do mês, durante o Ano Sacerdotal, a Congregação para o Clero celebra a Hora Eucarística-Mariana "para e com os padres", na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, com o intuito de que muitas pessoas "apareçam alegremente para rezar".
"Queridos Padres, o nascimento de Jesus Cristo está próximo. Eu quero expressar a vocês, do fundo do meu coração, meus melhores votos para um Natal abençoado e um Feliz Ano Novo. O menino Jesus que dorme na manjedoura nos convida a renovar este fechamento de ano com ele, para que assim ele nos envie novamente como seu evangelizador", finaliza card. Hummes.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas