Manila - Filipinas (Quinta-feira, 07-05-2015, Gaudium Press) Representantes da Cáritas Internacionalis de todo o mundo se reunirão entre os dias 12 a 17 de maio em Roma para a Assembleia Geral desta, a organização caritativa oficial da Igreja. Nesta reunião se realizará a mudança de Presidência, durante dois períodos exercida pelo Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa.

Cardeal Luis Antonio Tagle pode ser o próximo Presidente da Cáritas Internationalis.jpg

Duas fontes da Cáritas não reveladas pela agência noticiosa CNA explicaram que é provável que seu sucessor seja o Arcebispo de Manila, Filipinas, Cardeal Luis Antonio Tagle. Este purpurado tem uma ampla experiência no campo caritativo devido aos frequentes desastres naturais que açoitam as Filipinas, alguns dos quais requerem ações de grande envergadura por parte da Igreja.

Segundo a CNA, o Cardeal Tagle foi considerado como um candidato idôneo a partir do início do processo de seleção, assim como um Arcebispo Maronita que segundo as fontes da Cáritas daria um passo para que o Cardeal Tagle fosse o único candidato ao momento da eleição.

Os nomes dos candidatos a Presidente e Secretário Geral da Cáritas Internacionalis devem ser aprovados pelo Papa e depois submetidos à votação dos membros da Assembleia. O Cardeal Rodríguez Madariaga serviu como Presidente nos períodos 2007-2011 e 2011-2015. (GPE/EPC)