Washington - Estados Unidos (Segunda-feira, 18-08-2014, Gaudium Press) A Igreja celebra numerosas festas dentro do Ano Litúrgico, e estas ocasiões são autênticas celebrações que expressam a Fé com alegria. As festas católicas são também ocasiões de aprendizagem e tem seu fundamento em uma rica história e um profundo significado. Para compreender todas as dimensões destas celebrações, o Cardeal Donald Wuerl, Arcebispo de Washington, e o autor Mike Aquilina escreveram o livro "The Feasts. How the Church forms us as Catholics" (As Festas. Como a Igreja nos forma como católicos), que será lançado em setembro e que constitui a terceira parte de uma trilogia sobre a Eucaristia e a Igreja.
"O modelo cultural dominante da celebração é estridente, mas também bastante menos alegre e insatisfatório", comentou o Cardeal Wuerl a National Catholic Register. "Mas o Povo de Deus sabe como celebrar, Adoramos um Deus que fez o descanso, o lazer e as festas como parte de nosso calendário desde o início da criação."
O purpurado indicou que a Igreja conhece uma forma distinta e mais autêntica de celebrar que deixou também uma profunda marca na cultura: "Não é acidente que tantas das obras mestras da música e da arte tenham sido feitas para a celebração das festas cristãs no templos católicos". Para a elaboração do texto, o Cardeal e o escritor Aquilina tiveram em conta numerosos aspectos das celebrações, como sua origem histórica, as expressões locais que as caracterizam em diversos lugares e tempos históricos e o ensinamento que deixam nos crentes.
O Cardeal explicou também que uma melhor compreensão das festas litúrgicas contribui a valorizá-la mais no lugar de considerá-las simplesmente como um dever ou uma obrigação." Todas essas festas de preceito -Natal ou o dia de Todos os Santos, para nomear algumas- deveriam ser consideradas dias sagrados de oportunidades", afirmou. "Pense em todos os cristãos que são obrigados a celebrar essas festas em segredo. Eles desejam esse privilégio que muitos católicos livres veem como um peso".
O purpurado também expressou que a parte que mais gostou de trabalhar foi a referente às grandes festas da Vigília Pascal e a de Natal. Estas comemorações estão carregadas de um grande volume de "memória, emoção, doutrina e história, tanto pessoais como culturais" para o Arcebispo. "Estas festas são uma experiência poderosa, e espero que o livro ofereça um forte sentido de seu poder."
Finalmente, o Cardeal Wuerl agradeceu a contribuição de Mike Aquilina, coautor do texto, que a partir de uma perspectiva diferente (é leigo, provêm de outra origem étnica) complementa o profundo conhecimento e experiência do purpurado. (GPE/EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas