Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 18-12-2014, Gaudium Press) Na homilia desta quinta-feira, 18 de dezembro, na Casa Santa Marta, o Papa afirmou que "Deus quis nos salvar na história", pois a nossa salvação "não é ascética, de laboratório. É histórica" e para chegarmos ao tempo atual, tivemos uma longa história".
"E assim, passo a passo, se faz a história. Deus a faz, nós a fazemos; e quando nós erramos, Deus a corrige e nos leva avante, sempre caminhando conosco. Se não entendermos isso claramente, jamais entenderemos o Natal! Jamais entenderemos a Encarnação do Verbo", afirmou.
De acordo com o Santo Padre, dentro dessa história, existem os eleitos de Deus, que são as pessoas que Ele escolhe "para ajudar o seu povo e ir avante", entre elas, Abraão, Moisés e Elias, para levar sua mensagem de Fé e esperança ao seu povo.
"O Senhor nos incomoda para fazer a história", enfatizou.
O Evangelho de hoje, comentou o Pontífice, comenta sobre um dos momentos mais difíceis da história da salvação da humanidade, que foi quando José descobre Maria estava grávida e que, mais tarde, viria a dar à luz ao Filho de Deus e, mesmo passando por tribulações, tiveram de enfrentar as adversidades que surgiam pelo caminho, pois mesmo nos momentos difíceis, "os eleitos de Deus, para fazer a história, devem enfrentar o problema, mesmo sem entender" para que o Senhor faça a história.
"Fazer história com o seu povo significa para Deus caminhar e testar os seus eleitos. Que Deus caminha conosco, que Deus faz história, que Deus nos prove e que Deus nos salve nos piores momentos, porque ele é nosso Pai", acrescentou. (LMI)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas