Maringá (Segunda, 28/12/2009, Gaudium Press) O maior atrativo turístico e obra-símbolo da cidade paranaense de Maringá, a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória recebeu seis mil metros de luzes para celebrar o Natal deste ano. O segundo mais alto monumento da América do Sul, com 124 metros de altura, conta com iluminação alternada e luzes piscantes, que permanecerão iluminando o monumento até o dia 6 de janeiro, dia de Reis.
A iluminação da igreja, colocada em forma de anéis, é acesa todos os dias às 20h e atrai muitos visitantes de Maringá, região e de todo o Brasil. A Catedral está iluminada desde o fim de semana que precedeu as festividades natalinas, quando tiveram início as comemorações do Natal na cidade, que conta com o tema "Juntos brilhamos juntos".
A iniciativa, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Valter Viana, partiu de uma parceria entre a prefeitura da cidade e a Sociedade Organizada. Já faz cinco anos que esse projeto vem sendo realizado na arquidiocese, e esse ano a estimativa é de que 50 a 100 mil pessoas visitem a catedral iluminada.
Viana salienta que as luzes e os enfeites também ornam os espaços públicos, lojas e residências, sendo uma das opções em lazer para as famílias nos passeios de final de ano.
Para o secretário, além de fazer com que as pessoas tenham algum atrativo a mais nesse tempo do Natal, o projeto tem também como meta destacar a importância do momento que vivemos. "Através das luzes que iluminam e enfeitam a catedral queremos fazer uma associação com o Cristo luz, que veio ao mundo iluminar todos os povos", ressalta.
Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória
Segundo dados da assessoria de comunicação da Prefeitura de Maringá, a Catedral Basílica da cidade é o 10° monumento em altura do mundo e o segundo da América Latina. Teve inspiração na era dos "spoutiniks" (a palavra "poustinikki" designa o peregrino que se afasta do mundo para ficar mais perto de Deus).
Possui a forma de um cone, com um diâmetro de 50 metros e uma nave única, circular, com diâmetro interno de 38 metros. O cone possui uma altura externa de 114 metros, sustentando uma cruz de 10 metros, perfazendo um total de 124 metros de altura. No seu interior encontra-se o ossário, com 1.360 lóculos, que os fiéis adquirem para guardar os restos mortais de seus entes queridos. Sua capacidade é de 3.500 pessoas.
A Pedra Fundamental, um pedaço de mármore retirado nas escavações da Basílica de São Pedro, em Roma, e bento pelo Papa Pio XII, foi lançada no dia 15 de agosto de 1958, em cerimônia promovida pelo então bispo diocesano, Dom Jaime Luiz Coelho, e presidida pelo então arcebispo de Curitiba, Dom Manuel da Silveira D'Elboux.
A construção do monumento teve início em meados de 1959, sendo concluída 14 anos depois, em 10 de maio de 1972. A Catedral foi consagrada no dia 03 de maio de 1981 e, em 21 de janeiro de 1982, recebeu o título de Catedral Basílica Menor.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas