China - Xangai (Quarta-feira, 20-12-2017, Gaudium Press) Com a notável ausência do Bispo de Xangai, Dom Thaddeus Ma Daqin, que continua detido no Seminário de Sheshan, a Catedral de Santo Inácio em Xangai, na China, reabriu após dois anos de seu fechamento para trabalhos de restauração. A Missa de dedicação do templo foi presidida pelo decano da Diocese e concelebrada por cerca de 50 sacerdotes no dia 16 de dezembro, de acordo com a agência de notícias AsiaNews.
![]() |
A figura de Dom Thaddeus Ma Daqin é representativa dos sérios problemas de liberdade religiosa para os católicos na China. Apesar de contar com o mandato papal para a sua ordenação episcopal e a aprovação das autoridades locais, Dom Ma Daqin foi detido por ter renunciado publicamente aos seus cargos na Associação Patriótica pró-governo, que controla a vida da Igreja da chamada comunidade "oficial", reconhecida pelas autoridades.
O castigo para o Bispo foi o ser despojado de todos os símbolos de sua autoridade e ser isolado no Seminário de Sheshan, onde não pode exercer o governo da Diocese. Quatro anos depois, se difundiu a notícia de seu arrependimento e sua readmissão na Associação Patriótica, a qual ele pertenceria como sacerdote e não como Bispo. Aqueles que esperavam vê-lo assumir o governo da Igreja local notaram sua ausência na recente ordenação de quatro sacerdotes e na dedicação da Catedral. O prelado publicou uma mensagem em sua conta pessoal da Wechat (rede social chinesa) na qual descreveu o clima do monte de Sheshan, permitindo induzir sua localização e a permanência de sua retenção.
A Catedral de Santo Inácio apresenta um estilo neogótico e é o maior templo de Xangai, com capacidade para até 3 mil pessoas. Foi projetada por um arquiteto britânico e construída com recursos de empresários franceses, sendo finalizada em 1910. O templo foi parcialmente destruído durante a chamada "revolução cultural" de 1966 e usado como um armazém de frutas e legumes durante o período de maior perseguição religiosa no país. Em 1979 foi restituído para a Diocese e restaurado durante as décadas de 1980 e 1990. (EPC)
