São Paulo (Segunda-feira, 14-12-2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de São Paulo vivenciou neste último final de semana a abertura da Porta Santa, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, ocorrida na Catedral Metropolitana neste domingo, 13 de dezembro.

"Esta é a porta do Senhor: por ela entraremos para dar graças ao Senhor!", declarou o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, ao presidir a abertura da Porta Santa na Catedral da Sé.
Neste dia, a cerimônia contou com a presença de milhares de fiéis que lotaram a Igreja de São Paulo.
Os ritos tiveram início na Igreja São Gonçalo (logo atrás da Catedral), reunindo o Arcebispo, bem como bispos auxiliares e sacerdotes, que seguiram em procissão pelas ruas do centro da cidade com destino à Catedral.
Em sua homilia, Dom Odilo ressaltou o significado da palavra "Alegrai-vos", dizendo que ela ressoa forte na liturgia deste terceiro Domingo do Advento, chamado de "Domingo da Alegria". "Alegrai-vos o Senhor está perto", exortou.
Além disso, o Cardeal afirmou que o Ano Santo da Misericórdia - inaugurado pelo Papa Francisco no último dia 8, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano - é considerado um tempo santo oferecido por Deus e que deve ser vivido com intensa alegria.
O jubileu, prosseguiu, é visto como um ano de alegria e de conversão, a fim de que os fiéis possam voltar para Deus. "Reconhecer a misericórdia de Deus é um ato de sincera humildade e fé. Este é um ano favorável para isso. Ano para acolher o perdão de Deus".
Dom Odilo também lembrou que o Santo Padre convida todos para a prática da misericórdia, sendo, como indica o lema do Jubileu, "Misericordiosos como o Pai". (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas