Cidade do México - México (Segunda-feira, 08-07-2013, Gaudium Press) Situada na Praça da Constituição, no Centro Histórico da Cidade do México, a Catedral Metropolitana -ponto de referência da arte hispano-americana- comemora neste ano de 2013 o Bicentenário da conclusão dos trabalhos do templo colonial.
A colocação da ornamentação da cúpula, a fachada principal e as torres dos campanários foram concluídas no ano de 1813 / Foto: Enrique López-Tamayo. |
Assim o constatam alguns documentos históricos encontrados no Arquivo do Capítulo da Catedral que determinam que os trabalhos da construção do templo, iniciados no ano de 1507, foram concluídos em 1813.
De acordo com Salvador Adán Hernández Pech, encarregado do Arquivo do Capítulo da Catedral, existem vários documentos que confirmam que a colocação da ornamentação da cúpula, a fachada principal e as torres dos campanários foram concluídas no ano de 1813 pelo arquiteto espanhol Manuel Tolsá.
Hernández Pech também comenta que não se sabe com certeza o dia e o mês nos quais os ditos trabalhos foram concluídos, mas assegura que durante este ano de 2013 serão comemorados os dois séculos do término da edificação.
Algumas fonte bibliográficas declaram que a finalização da construção pode ter ocorrido em junho de 1813.
As origens da Catedral
As origens da Catedral Metropolitana do México remetem a conquista de Hernán Cortés, que mandou construir uma igreja na antiga cidade de Tenochtitlán, que depois de algum tempo foi elevada à Catedral pelo Papa Clemente VII através da bula de 9 de setembro de 1534.
No ano de 1552, Felipe II ordenou derrubar a igreja para construir um novo templo -a Catedral atual- cujos trabalhos de construção foram iniciados no ano de 1571, com a colocação da primeira pedra por parte de Virrey Martín Enríquez de Almansa e do Arcebispo Pedro Moya de Contreras.
A primera dedicação da Catedral ocorreu no dia 2 de fevereiro de 1656. (GPE/EPC)
Com informações da SIAME.