Baoding - China (Quarta-feira, 20-04-2016, Gaudium Press) O sacerdote católico Yang Jianwei, membro da chamada "Igreja subterrânea" que deve exercer seu ministério na clandestinidade por sua fidelidade à Santa Sé, se encontra desaparecido desde o dia 15 de abril. Por este motivo os católicos locais denunciaram o fato e pediram seu retorno são e salvo, ao suspeitar que se encontra em poder das autoridades como é frequente para esta comunidade.

Católicos em Baoding, China, pedem retorno de sacerdote desaparecido.jpg

O Padre Yang, que não conta a autorização estatal para o exercício de seu ministério, teve que dirigir-se para solicitar sua licença de condução para o qual foi acompanhado por um instrutor de condução e vários leigos. No entanto, em algum momento entre as 12h e 12h30, o presbítero desapareceu e seu telefone celular foi apagado, segundo informou a agência AsiaNews. O centro de avaliação no qual se encontrava o sacerdote se negou a entregar ao instrutor os vídeos de segurança que revelariam o sucedido ao sacerdote.

A família do sacerdote acudiu à polícia para denunciar o desaparecimento muito pouco tempo depois do que se registrou, mas as autoridades esperaram um longo tempo antes de contatar o lugar. Os policiais não tiveram acesso aos vídeos das câmeras de segurança, já que o recinto exigiu uma ordem do Departamento de Segurança Pública de Baoding. Segundo a agência noticiosa, as investigações policiais se detiveram antes deste obstáculo e se desconhece a localização atual do sacerdote.

O desaparecimento do sacerdote se soma ao de dois outros sacerdotes, igualmente pertencentes à chamada "Igreja subterrânea" nas Dioceses de Xuanhua e Fuzhou. De nenhum dos presbíteros se possui informação até o momento. As mensagens dos fiéis católicos nas redes sociais locais dão conta da preocupação pela segurança dos sacerdotes e a exigência de respeito pelos direitos humanos no país. (GPE/EPC)