Qaraqosh - Iraque (Terça-feira, 12-12-2017, Gaudium Press) Centenas de católicos iraquianos puderam participar neste último domingo, 10 de dezembro, das celebrações e das festas religiosas de São Behnam, no Santuário onde são guardadas as relíquias do Santo.

O Mosteiro de São Behnam, (Mar Behnam para os iraquianos) fica a poucos quilómetros da cidade de Qaraqosh, na Planície de Nínive, e atualmente está em fase de reconstrução, depois de ter sofrido grandes devastações nas mãos dos milicianos jihadistas do "Estado Islâmico", o Daesh.
O projeto de reconstrução desse importante lugar de culto está sendo patrocinado, sobretudo, pela associação francesa "Fraternité en Irak".
A participação de milhares de fiéis que participam ao ar livre das liturgias eucarísticas têm sido um sinal claro e muito importante da vontade dos católicos iraquianos de voltar a viver sua própria vida cotidiana que costumam ser marcadas por festas e celebrações do ano litúrgico nos lugares onde eles têm raízes.
Ato terrorista expulsa fiéis
Em Julho de 2014 os milicianos jihadistas do denominado "Califado Islâmico" expulsaram os três monges sírio-católicos que haviam rezavam todos os ofícios e horas litúrgicas até o dia anterior.
Algumas famílias que viviam junto ao mosteiro também foram expulsas.
A partir daí a preocupação cresceu. O destino do patrimônio religioso, cultural e histórico que é guardado no mosteiro desde o século IV e que foi dedicado ao príncipe mártir assírio Behnam e a sua irmã Sarah estava seriamente ameaçado.
Aquele lugar é dos mais antigos e venerados do cristianismo siríaco: pouco tempo depois da ocupação terrorista, em 2014, eles eliminaram as cruzes e queimaram os manuscritos antigos do Mosteiro e em 2015 eles o dinamitaram e não pouparam nem o túmulo de São Behnnam.
No último mês de julho, unidades de proteção da Planície de Nínive (NPU) prenderam alguns milicianos e os causaram de haver saqueado casas e Igrejas cristãs e o próprio Mosteiro de Mar Behnam. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com Informações FIDES)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas