Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 18-12-2013, Gaudium Press) Um particular elogio à música sacra foi feito pelo Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Guido Marini, após o concerto natalino do Coro Pontifício da Capela Sistina, realizado em 14 de dezembro. "Vocês tem essa grande graça, esta grande tarefa de ser de alguma forma o eco do canto dos anjos na liturgia", expressou o sacerdote, "e por isto lhes agradecemos."
O Mestre de Cerimônias destacou o trabalho do Coro durante o ano e destacou a contribuição da música sacra para a vida da Igreja, especialmente na época do Natal que se aproxima. "O Natal é justamente a festa do canto, mas a festa de um canto muito particular porque é a festa do canto dos anjos", descreveu. "Um canto cuja beleza é inacessível e inalcançável, porque são os anjos que cantam com vozes angelicais e por mais que se cante bem, ninguém pode alcançá-los. Mas também porque cantam tudo seguindo a vontade de Deus."
Sobre este aspecto, Dom Guido Marini se aprofundou para levar o ensino à todos os presentes: "Sabemos que não podemos cantar com as nossas vozes como a Capela Sistina e muito menos ainda como os anjos de Natal, mas podemos com nossa vida de alguma forma glorificar. Na medida em que estejamos em sintonia com o Senhor", explicou, "nossa vida torna-se um hino de glória".
"O que lhes desejo neste ano é justamente isto: que, depois de ter participado deste concerto e ter ido com o pensamento na gruta de Belém, os anjos que cantam nos ajudem a recordar que a nossa vida é autêntica, na medida em que nos voltamos para a música fazendo respeitar a vontade de Deus", concluiu. "Porque o mais belo desejo que podemos fazer a quem canta não é somente que esta experiência do canto possa continuar ao longo do tempo, mas acima de tudo que a vida possa ser um canto."
O concerto de Natal foi realizado em Roma, na igreja de Santa Maria in Navicella, conhecida como "Chiesa Nuova". O Coro Pontifício executou um repertório de cantos gregorianos e a conhecida canção natalina Adeste Fideles, recente adição ao seu repertório. (GPE/EPC)
Com informações da Zenit.