Cidade do México (Quinta-feira, 21-07-2011, Gaudium Press) Com o título "Inquietudes da alma e terapia espiritual dos exorcismos para atuar o ministério do exorcismo dentro da pastoral dos enfermos", a Cidade do México será sede nos próximos meses de seu 5º Congresso de Exorcistas.
| Foto: Siame |
O coordenador-geral de exorcistas da Arquidiocese do México, Padre Pedro Mendoza Pantija, informou que o programa será dirigido tanto a sacerdotes exorcistas e também a não-exorcistas. Além do mais, ressaltam os organizadores, também os leigos que desejam auxiliar os sacerdotes, dentro do marco da Pastoral da Sanação de Liberação e Exorcismos, poderão cooperar.
O congresso, que será levado a cabo nos meses de setembro e outubro, deve contar com as participações de reconhecidos formadores de exorcistas italianos, como o Padre Gabrielle Nanni (Trento), que participou do curso sobre exorcismos e satanismo em Roma sob o patrocínio das Congregações para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e do Clero, e o Padre Sante Babolin (Pádua), que presidiu o 7º Encontro de Formação de Exorcistas da Sicília.
Da mesma maneira, psiquiatras e especialistas em saúde mental, como os italianos Carmelo Miola e Mônica Lazzaretto, discorrerão sobre os cuidados mentais com pessoas supostamente possuídas. E sacerdotes mexicanos também compartilharão suas experiências sobre possessões e almas turbadas.
O Congresso, afirmam os organizadores, planeja seguir uma rota de estudo que analisa a predisposição dos indivíduos a padecer de algum transtorno psiquiátrico, as causas físicas e ambientais que servem como estopim para estes e a identificação das possíveis enfermidades psicológicas.
Além disso, serão abordados os métodos para lidar com a pessoa afetada pela possessão, analisados os pecados que facilitam a mesma, se discutirá sobre o momento mais adequado para praticar um exorcismo e se estudará como distinguir uma possessão de um problema psiquiátrico.
Com informações do Siame.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas