São Leopoldo (Segunda-Feira, 21/10/2103, Gaudium Press) Neste ano, o Setor de Animação Bíblico Catequética do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a diocese de Novo Hamburgo, articulará a oitava edição do Sulão de Catequeses, de 25 a 27 de outubro. Trata-se de um encontro de coordenadores e catequistas ligados às dioceses de cinco Estado do Brasil: São Paulo, Paraná, RS, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Com o tema "Catequista: protagonista da fé, do amor e da esperança" e lema "Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz, em vossa vida de fé" (Rm 15,13), o evento será realizado no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) de São Leopoldo. A estimativa dos organizadores é reunir mais de 200 participantes.
Além do aspecto formativo do encontro, o Sulão também tem como meta resgatar e celebrar a história dos seus 25 anos a fim de reanimar a caminhada e destacar vias e modelos que inspirem o protagonismo de catequistas discípulos missionários para os novos tempos. Além disso, busca contemplar a centralidade da Palavra de Deus, a comunhão na Liturgia e o amor-caridade na Missão.
A programação do evento terá início ao meio-dia, do dia 25, com almoço de integração. Em seguida, às 13h30min, ocorrerá a abertura oficial do 8º Sulão de Catequeses. A primeira conferência será realizada a partir das 14h, com o tema "O protagonismo do catequista no mundo e na Igreja de hoje", para trazer presente os desafios da realidade, onde o catequista é chamado a ser protagonista da fé, do amor e da esperança. O conferencista será dom Geremias Steinmetz, bispo da diocese de Paranavaí, no Paraná.
Depois desse momento, às 16h, o bispo da diocese de Novo Hamburgo e presidente do Regional Sul 3, dom Zeno Hastenteufel, celebrará a santa missa. O jantar será servido às 18h30min e na sequencia haverá uma apresentação cultural, com show de violas.
No dia seguinte, 26 de outubro, às 8h, haverá um momento de Leitura Orante, com meditação da passagem de Romanos 15, 13-21. A segunda conferência do encontro será proferida por Valmor Silva, professor doutor da PUC de Goiás sobre o tema "Critérios inspiradores para a catequese à luz do profetismo". Às 11h15min acontecerá uma atividade chamada a "Voz do Povo", seguida do almoço.
No turno da tarde, às 14h, ocorrerá a terceira conferência sobre o tema "Catequese, um novo olhar para uma nova prática", com a jornalista Liana Plentz. Às 16h, será realizada uma peregrinação ao Santuário Sagrado Coração de Jesus - Padre Réus, em São Leopoldo. A celebração eucarística será celebrada pelo arcebispo de Pelotas e presidente da Comissão de Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Jacinto Bergmann, às 16h30min. Às 19h30min ocorrerá uma Invernada Tradicionalista Sepé Tiaraju e confraternização.
No último dia do Sulão, dia 27, às 8h45 acontecerão alguns pontuações com convidados especiais. Em seguida, às 9h15min, será promovido um encontro por regionais, com a temática "A voz do Regional para reanimar a esperança dos catequistas no seu protagonismo". A santa missa será celebrada às 10h30min por dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas-Francisco Beltrão. A cerimônia de encerramento do evento se dará ao meio-dia, seguida de almoço de confraternização.
O Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) fica localizado na Rua Regina Mundi, número 333, no Bairro Cristo Rei, em São Leopoldo. Mais informações pelo telefone (51) 3592-1266. O 1º Sulão aconteceu no ano de 1988, em Curitiba, no Paraná, sendo espaço para a partilha de experiências sobre a formação de agentes, reflexão sobre a catequese de adolescentes e compromisso com a catequese urbana.