Venâncio Aires - Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 16/01/2014, Gaudium Press) Nos próximos dias 18, 19 e 20 de janeiro acontecerá a 138ª Festa de São Sebastião Mártir, na cidade de Venâncio Aires, no Estado do Rio Grande do Sul. Todos os anos, no mês de janeiro, o povo de Venâncio Aires se reúne em torno do seu padroeiro para lhe prestar homenagem e pedir a sua proteção.
As atividades terão início ás 9h do sábado, dia 18, com a carreata a partir do Parque do Chimarrão, seguida da missa de abertura da festa, às 10h. O ponto alto da programação do evento acontecerá na segunda-feira, dia 20, que é feriado municipal, quando dom Canísio Klaus, bispo da diocese de Santa Cruz do Sul, presidirá a missa na praça da Igreja Matriz, às 17h. Logo após, haverá a procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas centrais da cidade. A previsão é de que mais de 10 mil pessoas participem deste momento.
De acordo com dom Canísio, a devoção por São Sebastião Mártir ajuda o povo local a preservar a fé católica e vive-la mais intensamente do que em outras cidades onde não existe uma devoção tão arraigada na vida do povo. Ele afirma que, além disso, a devoção ao santo padroeiro influencia fortemente na aglutinação das pessoas em comunidades, motivando-as ao testemunho deixado por São Sebastião.
Ainda segundo o bispo, o mérito pelo incremento da devoção a São Sebastião Mártir deve-se creditar aos padres e lideranças locais que souberam valorizar a devoção do povo, respeitando as suas manifestações de fé e direcionando-as para o centro da mensagem cristã, que é Jesus Cristo morto e ressuscitado. "Isso tudo em meio ao avanço do secularismo e tendo que enfrentar perseguições de grupos organizados que tentaram enfraquecer a festa de São Sebastião e a devoção ao Santo Padroeiro."
Dom Canísio recorda também que na Conferência de Aparecida, os bispos afirmaram que "é necessário cuidar do tesouro da religiosidade popular de nossos povos, para que nela resplandeça cada vez mais a pérola preciosa que é Jesus Cristo, e seja sempre novamente evangelizada na fé da Igreja e por sua vida sacramental" (n. 549).
"Que São Sebastião Mártir interceda abundantes graças sobre todos os seus devotos espalhados pelas diversas regiões do Brasil. Que ele olhe com um carinho todo especial para as pessoas pobres e sofridas da nossa região e ajude a preservar o ânimo dos agentes de pastoral da nossa Igreja", deseja o prelado. (FB)